Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Lisboa, Cordoaria Nacional, 03 de julho

BCSD Portugal discute como prosperar para construir uma economia sustentável

28/06/2024

A BCSD Portugal organiza, no próximo dia 3 de julho, na Cordoaria Nacional, a conferência “Empresas com Futuro – Como navegar para uma economia sustentável e justa?”

Imagen

O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal) pretende nesta conferência reunir insights e iniciativas que mostram diversas abordagens e ajudam as empresas a encarar os desafios dos próximos anos como oportunidades de crescimento sustentável e inclusivo.

A conferência BCSD Portugal contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais. Promover o debate e reflexão sobre resiliência organizacional, os desafios que as empresas enfrentam numa multiplicidade de temas e como transformar esses desafios em oportunidades de crescimento sustentável, são os objetivos do encontro.

Ao longo do dia, serão partilhados insights, iniciativas, casos de estudo e boas práticas de empresas de diversos setores de atividade sobre os temas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), Descarbonização, Biodiversidade, Reporte e Financiamento.

“Novos modelos de negócios”, “Drivers para impulsionar transição na economia”, “Locais de trabalho inclusivos como fator de competitividade” ou “Desbloquear o financiamento e o poder das alianças para uma economia sustentável” são mote das conversas que contarão com a participação de John Elkington, chairman Executivo da Volans, John Fullerton, fundador do Capital Institute, Uta Jungermann, diretora de Member Engagement e Global Network do World BCSD, Luis Rochartre, partner e head of Sustainability da Unobvious Solutions, Joana Portugal Pereira, professora assistente no Instituto Superior Técnico, Sara Sanford, fundadora do Gender Equity Now (GEN), João Günther Amaral, Chief Development Officer Sonae, Rita Nabeiro, CEO Adega Mayor, Carlos Mota Santos, CEO Grupo Mota-Engil, Pedro Soares, senior researcher na FCUL, Pedro Martins Barata, partner da Get2C, Nuno Gaspar de Oliveira, CEO da NBi, Pedro Faria, Environmental lead da EFRAG, João Fonseca Santos, head of EIB Group Office em Portugal, Ursula Woodburn, diretora CISL Europe, na CLG Europe, António Baldaque da Silva, professor e director executivo do Center for Sustainable Finance na Católica-Lisbon e Mursal Hedayat, CEO do Chatterbox. António Pires de Lima, CEO da Brisa e presidente do BCSD Portugal, e Filipa Pantaleão, secretária-geral do BCSD Portugal, abrirão a sessão que, durante a manhã, focar-se-á na relação entre os drivers de sustentabilidade internos e externos e a economia regenerativa, os novos modelos de negócios e em como as empresas que apostam na diversidade podem contribuir para uma economia competitiva, terminando com a apresentação da iniciativa CSO Circle. O evento será apresentado por Cláudia Semedo.

Já durante a tarde, haverá lugar para refletir sobre os desafios iminentes para as empresas e para o planeta (descarbonização, biodiversidade, reporte e cenários climáticos), como desbloquear o financiamento e o poder das alianças para alcançar os nossos objetivos. As sessões sobre alterações climáticas, biodiversidade, descarbonização e reporte são interativas, uma vez que, no início de cada sessão, o público será convidado a escolher o subtópico que pretende que o orador apresente.

John Elkington, especialista em sustentabilidade e autor de vários livros influentes, acaba de lançar a sua obra mais recente, “Tickling Sharks: How We Sold Business on Sustainability”, no qual apresenta o caminho desde as suas inspirações na juventude até ao seu trabalho pioneiro que dá sentido empresarial à sustentabilidade. Escrito com uma voz conhecedora, ponderada e bem-humorada, este testemunho explica - e critica - o progresso até à data, antes de esboçar um manifesto sobre como tornar a economia global mais responsável, mais resiliente e, crucialmente, mais regenerativa.

Este ano, a conferência do BCSD Portugal, conta com a exposição “EARTH (hurt)”, de Rute Silva, um projeto artístico composto por 12 imagens abstratas, que retrata o sofrimento pelo qual o planeta Terra e a sociedade estão a passar atualmente, convidando os presentes a olhar para o mundo contemporâneo em que vivemos e refletir sobre o nosso papel ativo enquanto seres humanos. Dividido em três partes, “Aquecimento Global”, “Uma Sociedade em Crise” e “Geração Alpha”, este projeto torna-se um apelo ao desafio: Como podemos construir um mundo melhor?, que poderá ser apreciado no espaço do evento.

A Conferência do BCSD Portugal é uma oportunidade privilegiada de networking com as maiores empresas, os líderes em sustentabilidade, as PME mais inovadoras e os especialistas, investigadores e académicos dos temas ESG; os participantes do encontro terão acesso às tendências ESG nacionais, europeias e mundiais mais relevantes para o tecido empresarial.

Os bilhetes têm valores distintos para membros e não membros do BCSD Portugal, para formato presencial ou online, estudantes ou ONG e estão à venda através deste link.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial