Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Promoção de ações de internacionalização nos Estados do Cáucaso do Sul

AEP leva missão empresarial do setor agroalimentar à Geórgia e à Arménia

25/06/2024
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) está a promover uma missão empresarial do setor agroalimentar à Geórgia e à Arménia. A viagem começou a 23 de junho e prolonga-se até 29 de junho.
Imagem do Mosteiro Haghartsin, na Arménia. Foto: Ash Haghighi/Pexels
Imagem do Mosteiro Haghartsin, na Arménia. Foto: Ash Haghighi/Pexels

O programa da missão da AEP inclui reuniões, pré-agendadas, com parceiros locais com o perfil definido por cada empresa portuguesa participante, em Tbilisi, centro administrativo e industrial da Geórgia, e em Yerevan, a capital e a maior cidade da Armênia.

“É o feedback positivo das empresas que participaram nas anteriores missões que leva a AEP a continuar a promover ações de internacionalização nos Estados do Cáucaso do Sul, sendo esta a quarta missão empresarial da AEP à Geórgia e a terceira à Arménia. São mercados muito interessantes, que servem de ligação entre o Ocidente e o Oriente”, recorda o presidente do conselho de administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

Com a entrada em vigor, em 2015, da União Económica Euro-Asiática (a maior associação económica integrada e o maior mercado do espaço pós-soviético), a Arménia é considerada uma importante plataforma para mercados com milhões de habitantes.

Após anos de reformas, a Geórgia é um dos melhores mercados para fazer negócios. O país tem regras claras e segurança jurídica, o que tem atraído muitos investimentos externos, sendo expectável que o acordo de Livre Comércio com a União Europeia aumente a sua integração comercial.

Em 2023, a Arménia apresentou um crescimento económico de 8,7% e a Geórgia de 7%. O consumo per capita também tem crescido em ambos os mercados. No último ano, as importações da Arménia e da Geórgia contabilizaram um aumento de 40,2% e de 14% respetivamente.

Existe potencial de cooperação entre a Arménia, a Geórgia e Portugal em áreas como a indústria automóvel, a construção, tecnologias de informação e comunicações, o turismo, atividades de investigação e desenvolvimento, bem como tecnologias ambientais para a gestão de resíduos; a produção de energia renovável ou a indústria de processamento de alimentos, entre outras.

São países importadores de produtos como materiais de construção, máquinas para a agricultura e outras máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos; peças de reposição para carros, pneus e produtos de cuidado automóvel, produtos químicos e farmacêuticos, estufas e alimentos para animais, eletrodomésticos, vestuário e calçado; plásticos, produtos químicos domésticos, produtos de alumínio, papel e cartão, fibras químicas, adubos, madeira, sabonetes e detergentes, ladrilhos cerâmicos, sal, têxteis-lar, artigos em pele, gorduras e óleos, carne, lacticínios, conservas, chocolate, etc.

Empresas que integram a missão empresarial à Geórgia e à Arménia:

  • Binomio - Produtos Alimentares: Comércio por grosso de chocolate e de produtos de confeitaria;
  • Sociedade Agrícola Casa De Vila Nova: Produção de vinhos comuns e licorosos;
  • Vegin Produtos Alimentares: Fabricação de outros produtos alimentares diversos.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial