Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Inovação e sustentabilidade no âmbito da economia circular.

DS Smith investe mais de 50 milhões em fábricas em Portugal

19/06/2024
A DS Smith investiu mais de 50 milhões de euros em fábricas de packaging, incluindo a instalação de tecnologia de ponta, em linha com o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade no âmbito da economia circular.
Imagen

A DS Smith, fabricante de soluções de packaging sustentável à base de fibras, anunciou o investimento de mais de 50 milhões de euros nas suas unidades de packaging em Portugal nos últimos três anos.

O investimento, diz a empresa em comunicado, evidencia as prioridades estratégicas da empresa no que diz respeito à inovação, sustentabilidade e circularidade, bem como o foco na otimização do serviço prestado aos clientes.

A empresa tem vindo a apostar na modernização das fábricas com tecnologia e soluções de energia renovável. Os investimentos mais significativos em Portugal incluem a aquisição de duas máquinas caneladoras topo de gama, para as suas fábricas do Porto e de Leiria.

A empresa otimizou ainda o desempenho da caneladora da fábrica de packaging de Lisboa, instalando um Dry End com 2.800 mm de largura.

Com estes investimentos, a flexibilidade de serviço da DS Smith aumenta bem como a capacidade de dar resposta aos clientes no que diz respeito à produção de todo o tipo de cartão para packaging, incluindo o cartão triplo canelado. Este é o tipo de cartão utilizado em circunstâncias em que é necessário um alto desempenho, incluindo o transporte de produtos com um elevado peso.

Imagen

Para o mercado de Heavy Duty, a DS Smith investiu numa máquina de transformação de grandes dimensões. As soluções Heavy Duty são direcionadas para setores que necessitam de transportar produtos pesados, muito volumosos ou a granel, nomeadamente a indústria e a agricultura.

O investimento incluiu ainda máquinas de embalagens e envelopes de papel para o mercado de e-commerce. É uma solução sustentável à base de fibras como alternativa aos envelopes com plástico bolha, que permite reduzir a utilização de materiais de enchimento.

Em 2021, a empresa instalou a primeira impressora digital com tecnologia Single-Pass em Portugal, que permite produzir packaging 100% personalizado e sustentável, com qualidade de impressão fotográfica e prazos de entrega mais reduzidos.

Além disso, foi realizado um investimento em energias renováveis tendo sido instalados painéis solares nas fábricas de Esmoriz, Leiria e Lisboa. Com estes equipamentos, a empresa consegue produzir eletricidade para consumo próprio, prevendo-se uma redução das emissões anuais de 34% de CO2 em relação às emissões anteriores destas unidades fabris, explica a empresa.

Américo Rocha, Diretor Geral da DS Smith Packaging Portugal, afirma que os novos recursos aumentaram a diversidade de oferta, a diferenciação no mercado, apostando nos esforços contínuos para dar resposta às necessidades em constante evolução dos clientes. A empresa trabalha em conjunto com os clientes para encontrar soluções de substituição do plástico e na diminuição das emissões de carbono no âmbito da economia circular.

Os objetivos da Estratégia de Sustentabilidade Now & Next da DS Smith são diminuir 46% as emissões de GEE de Âmbitos 1, 2 e 3 de 2019 até 2030.

A divisão de packaging da DS Smith em Portugal conta com seis fábricas, situadas em Guilhabreu, Esmoriz, Águeda, Carregal do Sal, Leiria e Lisboa, e um centro logístico, na Madeira. A empresa possui ainda duas unidades de reciclagem, no Porto e na Figueira da Foz, e uma fábrica de papel kraft, em Viana do Castelo.

Em 2023, a DS Smith anunciou o investimento de 145 milhões de euros no âmbito de um programa de desenvolvimento plurianual da fábrica de Viana.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial