Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Inovação para a sustentabilidade desafia indústria

17/06/2024
Imagen

Em 2023, a Comissão Europeia atribuiu mais de 51 milhões a 80 projetos com participação portuguesa, com destaque para as áreas de alimentação e bioeconomia que, em conjunto com ambiente, representam mais de 85% do total captado em sete anos do Cluster 6 do Horizonte 2020.

Inovação tecnológica e sustentabilidade mantém-se como tendências na indústria alimentar, como ficou patente na edição de este ano da Lisbon Food Affair, que regressa à FIL em Fevereiro de 2025. O evento de negócios e networking no setor alimentar foi a grande montra da inovação do setor, distinguindo um total de seis marcas com os Prémios LFA Innovation.

E, numa altura em que as empresas se adaptam ao novo regulamento para Embalagens e Resíduos de Embalagem, e a propósito de uma nova embalagem 90% renovável e cuja produção à escala industrial está prevista para 2025, Ingrid Falcão, sustainability manager da Tetra Pak Iberia, defende que “a inovação para a sustentabilidade é central” para criar “a embalagem mais sustentável do mundo: renovável, reciclável e neutra em carbono”. A não perder, no Dossier ‘Packaging para a Indústria Alimentar’.

Também em Dossier, e desde robôs de triagem de resíduos com IA a rótulos à base de fibras de celulose que reduzem o tempo necessário para refrescar bebidas, passando pela reutilização e adoção de ingredientes alternativos no fabrico dos produtos alimentares, a ‘Economia Circular’ é incontornável na indústria alimentar do futuro, como sublinha, também em entrevista, a CEO da Sociedade Ponto Verde. Ana Trigo Morais apela a uma aposta em “inovação, investigação e desenvolvimento para encontrar soluções para a integração de materiais recicláveis nas embalagens”.

Boas leituras.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial