Denios
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

A certificação de segurança alimentar, a digitalização dos processos, a integração com os clientes e a criação de interfaces entre os diferentes TMS serão os pilares de crescimento nos próximos meses.

A rede capilar ao serviço da indústria agroalimentar

06/06/2024
“Os desafios da logística do frio são a resposta às necessidades de aceleração da velocidade de circulação dos produtos, intensidade de abastecimento e a relação destas necessidades com as preocupações ambientais

Presente há mais de 20 anos no mercado nacional, a Logista Parcel é a rede de transporte em temperatura controlada do grupo Logista ao serviço do setor alimentar.

Imagen

Com a aquisição da Carbó Collbatallé, o Grupo Logista ampliou a sua estrutura logística nas temperaturas refrigeradas e congeladas para o setor alimentar. Conta atualmente com 85 delegações que se coordenam em 17 plataformas de trânsito. São mais de 220 câmaras de frio com temperatura controlada em ambiente multitemperatura, 1.900 veículos com temperatura controlada e mais de 29 mil paletes de armazenamento de produtos congelados que configuram a proposta de valor para a distribuição B2B no canal alimentar em Espanha e Portugal.

A densidade da rede de transporte é ímpar no mercado, assegurando a plena cobertura da península ibérica. Em Portugal, estamos presentes em sete localizações estratégicas no continente, assegurando igualmente distribuição às ilhas da Madeira e Açores.

As delegações e plataformas comunicam diariamente entre si através dos veículos de ligação, o que permite assegurar os melhores prazos de entrega e o mais elevado grau de capilaridade do mercado. A grande vantagem de beneficiar de uma rede de plataformas com tal dispersão geográfica é a garantia de que os produtos são colocados no destino final num curto espaço de tempo e que os requisitos de qualidade, e em especial de temperatura, se encontram salvaguardados.

A ligação às plataformas espanholas é diária, garantindo uma resposta eficiente ao serviço da indústria exportadora nacional no abastecimento ao mercado vizinho, servindo as suas entregas com total flexibilidade, desde uma caixa ou uma palete até à carga completa.

Oferecemos aos fabricantes o mais adequado acesso aos seus produtos pelos seus clientes, através de uma distribuição especializada e eficiente, adaptada aos diferentes canais de comercialização. Estamos diariamente presentes nas plataformas de distribuição moderna, hipers e supermercados, distribuidores e toda a tipologia de retalho e do canal Horeca. Dispomos igualmente de soluções para servir a distribuição home delivery decorrente das atividades de e-commerce.

Logista: Inovação e eficiência na cadeia de frio alimentar

Imagen

O processo de distribuição alimentar requer uma gestão eficiente da cadeia logística desde o fabricante até o ponto de venda. Para tal, e face a um mercado em transformação, a indústria agroalimentar tem incluído a externalização das suas operações logísticas no seu planeamento estratégico.

A logística de frio exige um know-how preciso dos diferentes canais e do tratamento específico de produtos alimentares perecíveis, com atenção particular para garantir que os produtos cheguem ao seu destino em ótimas condições. Desafios importantes colocam-se na cadeia de frio, nos prazos de entrega e no manuseamento adequado, tudo isto oferecendo uma correta visibilidade da cadeia de abastecimento e a garantia dos níveis de serviço.

Na cadeia de frio existem dimensões críticas para o cumprimento das expectativas do mercado no tratamento dos produtos sensíveis, que passam pela qualidade dos equipamentos, a qualidade da sua manutenção e seguimento, bem como os métodos e procedimentos de controlo operacionais. A particularidade de gerir mercadorias com prazos de validade curtos e que necessitam de manutenção da cadeia de frio, garantindo a qualidade do produto, com tempos limitados de armazenamento para produtos frescos e altos investimentos em estrutura logística (câmaras, pré-câmaras, cais de carga e descarga e frota frigorífica versátil em tamanho e ambientes térmicos adequados) fazem da Logista um player chave no setor.

O compromisso com a qualidade e com a segurança dos produtos levou, há muitos anos, a Logista a desenvolver um sistema de segurança alimentar para toda a sua rede capaz de garantir o pleno cumprimento dos requisitos e da norma ISO 22000. Enquanto operador de referência, a Logista oferece um serviço aos seus clientes que permite rastrear a forma como os seus produtos são transportados, oferecendo a manutenção completa e certificada da cadeia de frio ao longo de todo o seu serviço. O compromisso estende-se à utilização das tecnologias de informação mais avançadas, à segurança e ao compromisso com o meio ambiente, incluindo circuitos de segurança rastreáveis, controlo de posição exata dos processos de carga e descarga, integração de sistemas de informação com os clientes, e gestão e controlo em tempo real de temperatura nos veículos e instalações.

Afirmando-se “a rede capilar de temperatura controlada líder em Espanha e Portugal com serviços especializados para o setor da alimentação perecível", a Logista Parcel avança que, graças à integração da rede Carbó Collbatallé, está a promover sinergias entre as diferentes rotas e processos operacionais “que permitem diferenciar, ainda mais, a oferta dedicada da Logista a um setor, o frio alimentar em refrigerado e congelado, que oferece expectativas de crescimento muito favoráveis”.

O desenvolvimento sustentável tem sido desde há muito uma componente essencial da responsabilidade social e empresarial, limitando a pegada de carbono dos processos de transporte, reduzindo o impacto ambiental dos recursos técnicos empregues e pelo desenvolvimento inovador e eficiente de soluções sustentáveis. São áreas de atuação que merecem a atenção permanente da estrutura de gestão pela promoção de projetos e da definição de indicadores e planos de ação específicos.

Os desafios da logística do frio são a resposta às necessidades de aceleração da velocidade de circulação dos produtos, intensidade de abastecimento e a relação destas necessidades com as preocupações ambientais. A nossa missão é ligar a indústria agroalimentar e o consumo, e o nosso objetivo é proporcionar os serviços que abranjam a cadeia de abastecimento.

Os nossos mercados estão em transformação. Visamos antecipar novas necessidades e, por isso, efetuamos um acompanhamento com perspetiva das tecnologias que surgem e das necessidades manifestadas pelos nossos clientes. Isso permite-nos identificar as transformações às quais teremos de responder com novas soluções.

A inovação é condição de sucesso para o futuro.

Perspetivas

Imagen

Num ambiente empresarial complexo e num mercado marcado por uma situação geral de incerteza, preços de energia instáveis e concentração de operadores, a Logista está empenhada em expandir a sua rede, aumentando a cobertura geográfica, a capilaridade e a qualidade dos nossos serviços na península ibérica e ilhas.

Uma prioridade em Portugal passa pela extensão da oferta aos produtos congelados, tanto no transporte com destino a Espanha como na cobertura em Portugal continental. Haverá também uma aposta na rede de transporte internacional nos países europeus com maior procura.

A certificação de segurança alimentar que avalize a qualidade do serviço, juntamente com a digitalização dos processos, a integração com os clientes e a criação de interfaces entre os diferentes TMS, serão os pilares de crescimento nos próximos meses.

As operações envolvem esforço físico por parte das equipas, logo a Higiene e Segurança no Trabalho é e continuará a ser uma prioridade. O nosso trabalho centra-se nas pessoas e as pessoas são o nosso bem mais valioso. A Logista possui duas redes habilitadas na capacitação de funcionários e motoristas em matérias de segurança e manipulação, nas quais trabalham mais de 2.400 colaboradores.

Por último, a migração tecnológica para os sistemas utilizados na Logista em matéria de infraestrutura informática, sustentabilidade, integração de dados e qualidade facilitarão o desenvolvimento de negócios de transporte e logística de produtos refrigerados e congelados.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    19/06/2024

  • Newsletter iAlimentar

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial