Denios
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Investimento

Cell4Food angaria capital de risco

03/06/2024
A Cell4Food anunciou ter angariado financiamento junto da Portugal Ventures e a Insight Venture.
Imagen

A primeira parte da ronda de angariação de capital da Cell4Food foi concluída com sucesso. A startup portuguesa de biotecnologia especializada em células animais para uso alimentar revelou que na ronda “seed” contou com o investimento da Portugal Ventures e da Insight Venture.

A Cell4Food é uma startup deeptech dedicada à cultura de células animais para alimentação e integra um pequeno grupo de pouco mais de uma centena de startups a nível mundial na área da agricultura celular para alimentos. Especializou-se em células de peixes, crustáceos e bivalves. De acordo com comunicado de imprensa, a “Cell4Food é atualmente a única no mundo a desenvolver polvo celular”.

Com esta ronda de capital, cujo valor não foi avançado, a Cell4Food continuará a trabalhar na “criação de produtos a partir de células animais, mais sustentáveis, com menor impacto ambiental, maior segurança alimentar e elevado valor nutricional”. Pretende também redimensionar a produção, a inovação alimentar, e criar uma multiplicidade de produtos, sem sacrifício animal.

"Estamos entusiasmados com o apoio e a confiança que recebemos dos nossos investidores. Este financiamento permitirá continuar a implementar o nosso ambicioso plano de investigação, desenvolvimento e demonstração”, disse Vítor Verdelho Vieira, cofundador e CEO da Cell4Food.

"O encaixe realizado irá permitir a aceleração da investigação e o processo colaborativo em curso com a Universidade do Porto (CIIMAR), Universidade dos Açores (CBA), Universidade do Minho (IB-S) e Universidade de Lisboa (IBB IST). Temos uma abordagem que passa por maximizar os resultados a partir do conhecimento e experiência em domínios relacionados existente em Portugal”.

O capital obtido será determinante para a expansão da equipa de investigação e para o desenvolvimento da abordagem inovadora da Cell4Food que implicam várias tecnologias disruptivas ao nível das linhas celulares, meios de cultura e bio-reatores.

Teresa Fiúza, vice-presidente da Portugal Ventures, refere: “a conclusão desta primeira ronda Seed vai permitir à Cell4Food expandir a sua equipa, melhorar o seu processo produtivo através do desenvolvimento tecnológico e aumentar o seu portefólio de produtos e temos muita confiança que esta conquista seja apenas mais uma meta de um caminho de sucesso numa área muito promissora da economia nacional e internacional”. A responsável acrescenta que “estamos convictos que a I&D efetuada pela equipa da Cell4Food, os resultados já atingidos, o seu potencial de crescimento e impacto positivo, são motivo de orgulho e razão suficiente para a nossa decisão de investimento”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    19/06/2024

  • Newsletter iAlimentar

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial