A próxima edição do Fórum Gastronómico de Barcelona, de 4 a 6 de novembro de 2024, no centro de exposições Montjuïc da Fira de Barcelona, já tem 350 empresas expositoras confirmadas. O salão de referência para os profissionais da hotelaria, da gastronomia e da restauração reunirá especialistas e chefs de todo o mundo para analisar as mudanças que estão a abalar o sector e que nos obrigam a “repensar a restauração”.
As empresas já reservaram 80% do espaço disponível. Muitos vão repetir a presença, mas juntaram-se à lista de expositores 50 novas empresas. Entre os que já confirmaram a sua participação encontram-se empresas como a DAMM, Makro, Assolim, bonÀrea, Cuinats Jotri, Rational, Alaska Seafood, Cárnia, Collverd, Welbilt, Grupo Borras, Arcon, Josper, Triticum, Soc Chef, Randstech, Gran Blau, Vins Estela, Natureco, Sosa Ingredientes, Bidfood, Vinyals Gourmet ou a Unox.
Além das grandes empresas de restauração, estarão também presentes pequenos produtores agroalimentares da Catalunha e de outras regiões de Espanha. A maior parte deles participará por conta de instituições como Prodeca e as Diputaciones Provinciales de Barcelona, Girona e Lleida, que promovem o Espaço Catalunha, a Xunta de Galicia, as Diputaciones Provinciales de Coruña e a Câmara Municipal de Barcelona.
A oferta de cocktails, destilados e cafés especiais em exposição também aumentará na edição deste ano. A oferta de vinhos naturais e de produtos de padaria e pastelaria será igualmente reforçada e, pela primeira vez, haverá expositores do sector das pizzas.
Para Josep Alcaraz, codiretor do salão, "o sucesso do evento mostra que os expositores obtêm um excelente retorno da sua participação no Fórum Gastronómico de Barcelona e querem repetir”.
O programa de atividades do Fórum Gastronómico de Barcelona centrar-se-á nos novos formatos de restaurantes, nas mudanças aceleradas dos seus processos internos e na transformação de normas e costumes que afetam os horários de funcionamento, o pessoal, o serviço e as funções internas, entre outros fatores. Por este motivo, o tema central do evento é “repensar a indústria da restauração” através do conhecimento e das experiências de especialistas e chefes de todo o mundo.
Como explica Pep Palau, outro codiretor do evento e responsável pelo programa de atividades, “o sector está a passar por um processo de transformação, especialmente desde a pandemia, e é altura de repensar e partilhar ideias inspiradoras, tanto de novos modelos de restaurantes como de clássicos que se estão a reinventar para se adaptar aos novos tempos e ganhar competitividade”.
Acontecerão também sessões sobre temas relacionados com a sustentabilidade, como o desperdício zero ou a adaptação do sector à emergência climática, a autossuficiência ou o poder transformador da cozinha.
Mais uma vez o certame acolherá demonstrações e palestras sobre as mais recentes tendências distribuídas pelos os espaços Auditório, Workshop, ForumLab, La Cuina de l'Espai Catalunya, Aula Mercat Metropolità, Aula Makro e Aula ForumBar.
Irá ainda decorrer congressos como o Foodture e os tradicionais concursos e prémios. Entre estes, destacam-se os prémios Josep Mercader; o Cocinero 2024; o Melhor Panetone de Espanha, organizado pelo Grémio de Confeiteiros de Barcelona; o Prato Preferido dos Catalães da revista Cuina e O Padeiro, organizado pelo Grémio de Padeiros de Barcelona.
Na edição de novembro de 2023, o Fórum Gastronómico de Barcelona reuniu cerca de 350 empresas representativas de todos os segmentos da restauração e mais de 18.500 profissionais do sector.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa