Denios
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Caso de estudo

Super Bock Group escolhe Linde Material Handling para renovar frota de equipamentos

13/05/2024
O Super Bock Group optou pelos equipamentos de movimentação de carga da Linde Material Handling para renovar a sua frota no verão de 2023.
Imagen

Super Bock Group renovou a frota de equipamentos de movimentação de carga e escolheu a Linde Material Handling como fornecedor. Deste modo a empresa de bebidas substituiu tecnologia de baterias de chumbo por tecnologia de baterias de iões de lítio. Esta alteração obrigou a um estudo exaustivo e a um reequacionamento de todo o modus operadi. Conheça o caso de estudo.

O Super Bock Group tem desde 2003 equipamentos de movimentação de cargas elétricos que foi necessário renovar. A empresa avaliou o passado, considerou as experiências acumuladas e identificou oportunidades de melhoria explica Rui Veloso, responsável pela gestão de frota do Super Bock Group.

Com a informação recolhida junto das equipas, a empresa definiu o que pretendia com base em quatro pilares fundamentais: melhoria das condições de segurança dos operadores; fiabilidade e disponibilidade dos equipamentos; adequabilidade dos equipamentos às operações de forma a ter as operações perfeitamente otimizadas; e atualização da tecnologia de carga de baterias, que foi, por si só, um desafio “que nos obrigou a reequacionar tudo o que tínhamos em termos de modus operandi das nossas operações”, recorda Rui Veloso.

A Linde MH participou ativamente no processo de estudo da mudança para esta nova tecnologia oferecendo as melhores soluções adaptadas às suas necessidades. “Visitámos os locais e definimos um tipo de equipamento consoante a capacidade de carga, operação e as suas exigências”, recorda Mário Caciones, gestor de grandes contas da Linde MH.

De acordo com o número de horas reais de utilização e por tecnologia de máquina, a Linde MH calculou, com recurso a uma ferramenta própria, o binómio carregador vs bateria. Como explica Mário Caciones, foi realizado um dimensionamento da “potência necessária do respetivo carregador à bateria, no que diz respeito aos vários tipos de equipamentos que o Super Bock Group utiliza, nomeadamente, empilhadores, porta-paletes elétricos e stackers”. Com base nestes cálculos, “conseguimos o melhor aproveitamento desse binómio e conceito e extrair a melhor utilização em termos de máquina, no que diz respeito aos picos de trabalho que o Super Bock Group tem, por exemplo”.

Imagen

Segurança dos operadores e produtividade

O Super Bock Group deu importância à ergonomia e segurança dos operadores e também à sua produtividade. Para facilitar a vida diária dos trabalhadores e operadores na utilização dos equipamentos, a empresa apostou na utilização do Blue Spot Frontal, do Red Spot Traseiro, do cinto de segurança ativo (que só após a sua correta colocação permite a utilização da máquina), e da redução da velocidade por zonas.

Uma das soluções valorizada pelo cliente foi o da proteção fixa SP. Este é um conceito, desenhado e padrão da Linde MH que permite disponibilizar nos stackers e porta-paletes elétricos uma plataforma fixa com posto de condução a 45.º, e que “vem no seguimento das exigências do cliente em termos de aportar maior ergonomia, conforto e produtividade aos equipamentos durante a sua utilização pelos operadores” menciona Mário Caciones.

A Linde MH implementou ainda o sistema de gestão de frotas Linde CONNECT, que “permite ter uma visualização do estado geral das máquinas, da frota, da forma como são utilizadas e quais são as cargas dadas aos equipamentos”, diz Mário Caciones.

Após, sensivelmente, um ano e meio em operação, Rui Veloso destaca que “o processo de adaptação foi conseguido na plenitude. Aquilo em que tínhamos maior dificuldade inicial e receio era a adaptação à nova forma de carga de máquinas, o que foi conseguido com bastante tranquilidade e sem perturbação das operações”. Além disso, diz, “tivemos, sem dúvida, um contributo enorme para aquilo que é o nosso plano de segurança e melhoria contínua e efetiva nas operações. O uso desta tecnologia de baterias que têm uma capacidade muito maior de ciclos de carga, permitirá que tenhamos um horizonte de utilização dos equipamentos muito maior, comparativamente com as tecnologias que tínhamos anteriormente, aumentando assim o ciclo de vida dos equipamentos”.

A integração aconteceu durante o verão de 2023.

Melhoria e acompanhamento contínuos

“Hoje, o maior desafio é ter a manutenção do parque de máquinas em dia, assim como as inspeções técnicas de segurança feitas, e assegurarmos que a nossa frota faz parte do projeto de segurança global do Super Bock Group”, diz Sérgio Martins. “Com o auxílio das nossas ferramentas, tanto digitais como técnicas, levamos a cabo planos de melhoria, em conjunto com o cliente, através de uma análise da aplicação contínua que discutimos no dia-a-dia e em reuniões periódicas de acompanhamento, que nos permitem estabelecer metas e objetivos para os próximos tempos” refere Sérgio Martins.

Quanto ao futuro desta parceria, Rui Veloso acredita que “em conjunto, conseguiremos encontrar um caminho de sucesso para os próximos anos”. Como aponta, “continuaremos a desafiar a Linde sempre que encontrarmos oportunidades de melhoria. Esperamos que a Linde também nos desafie e colabore connosco no desenvolvimento do que são as nossas ambições”.

Dados Globais:

Número de máquinas fornecidas: 90 Máquinas divididas entre Leça do Balio e Pedras Salgadas

Renting Manutenção Full Service: Contrato 7 Anos; Técnico Residente;

Modelos Fornecidos: Porta Paletes T20SP-131; Stackers D14SP-133 e D12 HP SP-133; Retrátil R14-1120; Empilhadores Elétricos E16-386, E18PH-386, E30/600H-1252 e E50HL-388;

Sistemas implementados: Sistema Gestão Frotas Linde Connect;

Elementos de Segurança: BlueSpot; RedSpot; Cinto de Segurança Sequencial; Linde Speed Assist;

Baterias: Frota 100% lítio.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    19/06/2024

  • Newsletter iAlimentar

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial