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Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
As organizações querem prevenir o aparecimento de colesterol mau em excesso.

Danone e Fundação de Cardiologia combatem colesterol mau

09/05/2024
A Danone, através da marca Danacol, firmou uma parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), que visa sensibilizar a população portuguesa para a importância de proteger o seu coração, controlando os níveis de colesterol mau (LDL).

As duas organizações querem com esta parceria prevenir o aparecimento de colesterol em excesso através de uma alimentação saudável. O colesterol mau é um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Segundo a Danone, “o colesterol elevado não apresenta sintomas, por isso pequenos gestos do dia-a-dia podem fazer a diferença de uma vida na saúde do coração”.

Em Portugal, segundo dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia, 1 em cada 2 portugueses tem o colesterol elevado, 74% da população desconhece os seus níveis de colesterol e o colesterol elevado é um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, a causa de morte número 1 em Portugal.

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Colesterol é a principal causa de enfarte do miocárdio

O presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, esclarece que consequências podem ter os níveis de colesterol elevados na nossa saúde. “Quando o colesterol LDL está excessivamente elevado, deposita-se nas paredes das artérias, inflamando-as e provocando uma reação inflamatória, fibrosa, a aterosclerose. As artérias perdem elasticidade e entopem. Por isso, quando em excesso, o colesterol é a principal causa de enfarte do miocárdio e também contribui para o acidente vascular cerebral (AVC) e para a doença arterial periférica dos membros inferiores e da artéria carótida”.

A Danone é uma empresa B Corp com a missão de levar a saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível, cumprindo com critérios de sustentabilidade a nível ambiental e social.

Em conjunto com a FPC, e através da marca Danacol, a Danone irá (re)lembrar a população de que é urgente adotar um estilo de vida saudável, estar atento a fatores de risco que possam potenciar doenças cardiovasculares e incluir na dieta opções alimentares adequadas que são aliadas nesta luta.

Dada a importância de manter o coração saudável, Manuel Carrageta destaca a importância desta parceria com a Danone como um ato muito importante que “vai ajudar a Fundação a trabalhar mais e melhor para sensibilizar a população para os fatores de risco, que condicionam o aparecimento das doenças cardiovasculares, sendo os mais importantes a hipercolesterolemia, hipertensão arterial, o tabagismo, a diabetes e a inatividade física. Sinais aos quais devemos estar atentos e que podem ser reduzidos com a ajuda do consumo de alimentos saudáveis como é o caso de Danacol”.

Diogo Costa, diretor de Marketing da Danone Portugal, sublinha que a parceria é “muito importante para a Danone e para Danacol, pois permite-nos trabalhar o propósito da marca, sensibilizando a população portuguesa para a prevenção do excesso de colesterol, um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares. Este é um exemplo de excelência da nossa missão na Danone: levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível.”

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