Denios
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Investigação da Universidade de Sheffield

Substituir o plástico contribui para aumento do efeito de estufa

07/05/2024
Um estudo da Universidade de Sheffield revela que substituir os plásticos por materiais alternativos é, na maioria dos casos, pior para as emissões de gases com efeito de estufa.
Foto: Universidade de Sheffield

Foto: Universidade de Sheffield.

A investigação conduzida pela Universidade de Sheffield examinou o impacto ambiental dos produtos de plástico em comparação com alternativas não plásticas em vários sectores.

As conclusões revelam que, apesar das preocupações sobre a contribuição dos plásticos para as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), em 15 das 16 aplicações examinadas, os produtos de plástico resultam efetivamente em menos emissões de GEE em comparação com as alternativas.

Foi possível ainda aferir que os plásticos demonstram superioridade em fatores como a intensidade energética durante a produção e a eficiência do peso, contribuindo para a sua reduzida pegada ambiental.

Entre as recomendações, o estudo sublinha a importância de otimizar a utilização do plástico, prolongar o tempo de vida dos produtos, aumentar as taxas de reciclagem e melhorar os sistemas de recolha de resíduos como estratégias eficazes para reduzir as emissões associadas aos produtos de plástico.

Além disso, as embalagens de plástico são destacadas pelo seu papel crucial na preservação da qualidade dos alimentos e na prevenção da sua deterioração, o que, por sua vez, ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

O estudo, Replacing Plastics with Alternatives Is Worse for Greenhouse Gas Emissions in Most Cases (Substituir plásticos por alternativas é pior para as emissões de gases com efeito de estufa na maioria dos casos), foi publicado na revista Environmental Science & Technology a que pode aceder neste link.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    19/06/2024

  • Newsletter iAlimentar

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial