Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Entre 23 e 28 de julho, em Luanda

AEP prepara participação na FILDA

14/03/2024

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) está a organizar a participação na FILDA - Feira Internacional de Angola, que decorrerá em Luanda, entre os dias 23 e 28 de julho.

Edição FILDA 2023. Foto: FILDA
Edição FILDA 2023. Foto: FILDA

Apesar das dificuldades ainda sentidas, é notória uma maior aproximação das empresas portuguesas ao mercado angolano. Nos últimos três anos, a AEP verificou um aumento gradual do número de participantes na FILDA: em 2022 foram 14 empresas, o ano passado 22 e para este ano as expectativas são ainda maiores.

Em relação ao aprofundamento das relações socioeconómicas entre Portugal e Angola, a AEP tem tido um papel ativo. Desde 1990 que organiza em Angola ações de capacitação, formação e internacionalização, coordenando a participação nacional na FILDA desde 2002, tendo já envolvido largas centenas de empresas portuguesas.

Portugal mantém-se como um importante parceiro económico de Angola. De acordo com o Comtrade, em 2022, os cinco principais fornecedores de Angola foram a China (16,0%), Portugal (10,7%), a Coreia do Sul (9,2%), os Países Baixos (6,8%) e a Índia (6,1%).

O cenário económico em Angola tem vindo a melhorar, as oportunidades existem, não obstante alguns constrangimentos que se poderão identificar, essencialmente ao nível da disponibilidade de divisas estrangeiras e na realização dos pagamentos, mas que, na prática, não serão muito diferentes dos encontrados noutros mercados. O empenho na procura de mercados alternativos aos mais tradicionais tem de ser um desígnio de todos. Um esforço contínuo na busca de novas oportunidades de negócio.

O ano passado, mais de 4 mil empresas portuguesas exportaram para Angola e cerca de 1200, de origem portuguesa ou capitais mistos, operaram no mercado angolano.

A FILDA, o maior evento comercial de dimensão internacional realizado em Angola, é organizado pela AEP em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a CCIPA – Câmara de Comércio e Indústria de Portugal – Angola.

Em breve estarão disponíveis as condições de participação, podendo as empresas interessadas manifestar o seu interesse junto da AEP (internacional@aeportugal.pt).

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial