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Portugal impele crescimento da Smileat para os 12 milhões de euros

11/03/2024

A Smileat, empresa especializada em alimentação infantil biológica, atingiu uma faturação de 12 milhões de euros em 2023, obtendo um crescimento de 60% face ao ano anterior e ultrapassando em 11% as previsões para os resultados.

A nível internacional este crescimento superou qualquer expetativa, tendo chegado aos 130%. Portugal foi, a par da Europa de Leste, um dos mercados que contribuiu mais significativamente para este crescimento. Um boião de bacalhau promovido como sendo “à Portuguesa, com certeza” é o mais recente produto lançado nos diferentes países onde a Smileat marca presença.

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Alberto Jiménez, cofundador e sócio da Smileat, afirmou que “2023 foi um ano crucial para a empresa. Conseguimos fortalecer a nossa posição como líderes no setor da alimentação infantil em Espanha e registar um crescimento notável, com um impulso significativo em Portugal e uma expansão estratégica para mercados-chave da Europa do Leste, apesar do complexo contexto macroeconómico em que o setor alimentar está inserido”.

Olhando para o futuro, a empresa concentrou os seus esforços em 2023 na melhoria contínua da sua unidade de produção em Jerez de la Frontera. A fábrica envolveu um investimento de 2,2 milhões de euros destinados à reconversão e adaptação da unidade industrial, ampliação de novas linhas de produção e construção de um novo armazém. Localizada no Parque Agrotecnológico, a fábrica tem 1.200 metros quadrados construídos e quatro terrenos adicionais de 2.600 metros quadrados. Além disso, a Smileat investiu numa caldeira solar inovadora, demonstrando o seu compromisso contínuo com a sustentabilidade. Estas iniciativas, juntamente com um investimento adicional de 600 mil euros previsto para 2024, geraram 13 empregos diretos.

Olhando para 2024, Alberto Jiménez destaca que “Na Smileat temos apostado na diversificação e expansão da nossa presença no canal de retalho, incorporando novas superfícies à nossa rede de distribuição e fortalecendo o nosso canal online, que nos últimos anos tem registado um crescimento excecional. Além disso, a inauguração da nossa nova fábrica em Jerez de la Frontera foi um grande passo rumo a uma maior autonomia e capacidade produtiva, algo essencial para continuar a crescer e responder eficazmente à crescente procura dos nossos clientes”.

Dados de mercado

Graças à sua estratégia de I+D+i, a Smileat não só conseguiu liderar em boiões biológicos com quota de mercado, mas também destacar-se na categoria de pouches biológicos, com um crescimento de 120% e uma quota de mercado de 23%, sendo a segunda marca mais forte neste segmento. Nos snacks biológicos, a empresa cresceu 68%, consolidando-se como líder com 48% de participação de mercado. Estas conquistas são particularmente notáveis considerando que o valor da categoria geral cresceu menos de 5%, destacando-se o crescimento de 60% da Smileat contra a tendência estável do mercado.

A empresa tem registado um crescimento significativo no seu negócio online, com um aumento de 200% em 2020 e um crescimento contínuo de 100% anualmente em 2021, 2022 e 2023. A recente introdução da opção de subscrição no seu website resultou em 17 % das compras a serem feitas através desta opção. Em Portugal este programa de subscrição também já está presente, desde Fevereiro deste ano.

Estas conquistas reforçam a posição da Smileat no setor da alimentação biológica para bebés, tanto em Espanha como a nível internacional, abrindo caminho para um futuro de inovação e crescimento contínuo.

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