Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 38% da população tem excesso de peso e 14% sofre de obesidade.

Workshop sobre Obesidade assinala Dia Mundial no Porto

28/02/2024
No próximo dia 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a cidade do Porto acolhe um workshop gratuito sobre obesidade, com o intuito de se falar abertamente sobre esta doença que afeta quase mil milhões de pessoas em todo o mundo.

'Obesidade na 1.ª pessoa' é o mote para este primeiro workshop, organizado pela Medici, que terá como anfitrião o Prof. Doutor Gil Faria, médico com mais de 20 anos de prática e que se tem dedicado e estudado a doença da obesidade, sobretudo na última década. O profissional tem mais de 30 artigos científicos redigidos sobre o tema e fez já cerca de 5.500 cirurgias bariátricas em Portugal, tendo sido o primeiro cirurgião português a realizar cirurgias para o tratamento da obesidade em ambulatório, na Península Ibérica, quer sleeve gástrico, em 2021, como bypass gástrico, em 2023.

Imagen

A iniciativa contará também com dois testemunhos de pacientes já operados, que lutam diariamente contra a obesidade e pretendem, com a sua história, incentivar e inspirar outros doentes que tenham receios ou não tenham ainda procurado ajuda médica. O Chef Álvaro Costa vai dinamizar o workshop com um show cooking, para demonstrar que é possível comer bem, saudável e com alternativas de fácil digestão, tal como exige o período pós-cirurgia.

“Decidimos organizar este evento com o intuito de chegar a um público mais alargado que sofre em silêncio com esta doença e que vive, muitas vezes, rodeado de tabus e preconceitos”, refere Gil Faria. E acrescenta ainda que “no nosso dia a dia percebemos, em contexto de consulta, que existem inúmeras dúvidas sobre a doença da obesidade, assim como em relação aos tratamentos existentes para combater esta patologia, designadamente a cirurgia bariátrica, que é uma intervenção médica, felizmente, cada vez mais segura e menos invasiva, e com excelentes resultados a médio e longo prazo”, salienta o cirurgião especialista em obesidade e metabolismo, que é também professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), investigador e coordenador dos Centros de Tratamento da Obesidade do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, e do Grupo Trofa Saúde.

Agenda do evento

A iniciativa está agendada para as 18h30, no dia 4 de março, e terá lugar na secção regional do norte da Ordem dos Médicos (Rua Delfim Maia, 405 - Porto). A participação é aberta ao público e gratuita, mas tem lugares limitados, pelo que carece de inscrição prévia através do e-mail geral@medici.pt.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial