Os vinhos e espumantes sem álcool ou com baixa graduação alcoólica ("no-low") apresentam oportunidades interessantes no mercado internacional, tal como indica um estudo elaborado pela ProWein. Assim, um em cada três vendedores vê muito boas oportunidades de venda para os vinhos com baixo teor de álcool e um em cada quatro também para o vinho sem álcool. Os vinhos espumantes e brancos sem álcool são, atualmente, os mais populares.
As empresas do setor vitivinícola mundial estão a responder de forma proativa aos atuais desafios da crise económica, tal como indica o ProWein Business Report 2022, que inquiriu cerca de 2500 especialistas do setor, de 47 países, sobre os seus planos para 2023. Quase metade (46%) dos produtores e comerciantes de vinho querem adaptar a sua carteira de produtos às tendências do mercado e 27% estão a investir em produtos inovadores.
À escala mundial, a categoria "sem álcool" é um dos segmentos de bebidas que regista um crescimento mais rápido. Esta inovadora categoria é constituída principalmente por bebidas alcoólicas desalcoolizadas ou com um volume de álcool inferior ao habitual. De acordo com o IWSR, as vendas globais de bebidas sem álcool em 2022 ultrapassaram os 22 000 milhões de dólares e prevê-se um crescimento anual das vendas de 7% até 2026, com 90% a representar a maior parte do crescimento em toda a indústria das bebidas.
Até à data, o crescimento internacional do mercado sem álcool tem sido impulsionado sobretudo pelas primeiras inovações nas cervejas e sidras, mas nos últimos anos também se registaram grandes progressos no que diz respeito à qualidade do produto através da desalcoolização dos vinhos. Embora a quota de mercado dos vinhos e espumantes sem álcool ou com baixo teor de álcool (“no-low”) continue a ser pequena, está a registar taxas de crescimento muito boas em muitos países. Por este motivo, a ProWein, em colaboração com a editora Meininger, organizou pela primeira vez, em março de 2023, o “World of Zero”, centrado nos vinhos desalcoolizados.
Esta é também a razão pela qual o ProWein Business Report 2022 inquiriu pela primeira vez vendedores de 16 países sobre as oportunidades de mercado e o potencial de vendas da categoria de vinhos sem álcool. Trata-se, por conseguinte, do relatório mais completo a nível internacional sobre esta categoria de produtos inovadora e em grande crescimento, que beneficia especialmente da consciencialização dos consumidores em matéria de saúde. Os resultados fornecem pistas sobre que tipos de vinhos sem álcool são procurados em que países e onde os vendedores estão particularmente interessados em introduzir novos produtos sem álcool.
A fim de avaliar as oportunidades de venda relativas dos diferentes tipos de vinho, em novembro de 2022, perguntou-se a cerca de 1150 vendedores, importadores, distribuidores, empresários de restauração e hoteleiros, quais os produtos que, na sua opinião, seriam mais procurados em 2023. A lista de produtos de tendência é claramente encabeçada pelos vinhos espumantes (champanhe, espumante e prosecco), que já registaram um grande sucesso nos últimos anos.
Um terço do comércio do vinho considera que os vinhos com baixo teor de álcool ou desalcoolizados são produtos da moda. Em geral, os vendedores veem melhores oportunidades para os vinhos “no-low” do que para os vinhos sem álcool. Para além desta tendência global, existem grandes diferenças regionais entre países.
A Grã-Bretanha ocupa o primeiro lugar tanto nos vinhos com baixo teor de álcool como nos vinhos sem álcool. Tanto é assim que dois em cada três comerciantes britânicos esperam bons resultados. A grande aceitação dos vinhos “no-low” é favorecida, entre outros fatores, pelo sistema fiscal britânico, que tributa muito menos estes vinhos ou não os tributa de todo. No caso dos produtos desalcoolizados, os Países Baixos e a Finlândia estão à frente da Alemanha, com cerca de um terço dos inquiridos a aprová-los.
Na maioria dos países, sobretudo na Noruega, EUA, Canadá, Espanha e Suíça, os vinhos com baixo teor de álcool são mais procurados como produtos da moda do que os vinhos sem álcool. Nos três primeiros mercados, mais de 50% dos vendedores estão interessados neles.
A Alemanha e os Países Baixos foram, até agora, os únicos mercados nos quais a procura de vinhos sem álcool e “no-low” foi classificada de igual forma pelo comércio. Este facto também está em conformidade com os resultados obtidos pelo IWSR, segundo os quais a Alemanha é o mercado mais desenvolvido para os vinhos sem álcool e onde o processo de desalcoolização do vinho por vácuo foi patenteado em 1908.
Vinhos sem álcool | Vinhos 'No Low' | ||||
1 | Reino Unido | 53% | 1 | Reino Unido | 67% |
2 | Países Baixos | 43% | 2 | Noruega | 56% |
3 | Finlândia | 36% | 3 | Estados Unidos | 51% |
4 | Alemanha | 34% | 4 | Noruega | 43% |
5 | Noruega | 33% | 5 | Canadá | 36% |
6 | Bélgica | 24% | 6 | Portugal | 34% |
7 | Dinamarca | 22% | 7 | Alemanha | 31% |
8 | Espanha | 21% | 8 | França | 31% |
9 | Estados Unidos | 20% | 9 | Espanha | 28% |
10 | Suíça | 19% | 10 | Suíça | 28% |
10 principais mercados de vinhos e espumantes sem álcool e com baixa graduação alcoólica.
Os comerciantes que esperavam bons resultados dos vinhos “no-low” foram questionados sobre os seus tipos de vinho preferidos. Neste caso, os vinhos brancos e os espumantes estão claramente à frente dos rosés e dos tintos, especialmente devido à sua produção. No caso dos vinhos espumantes, a redução do teor de álcool é melhor compensada em termos sensoriais pela carbonatação. No que diz respeito à desalcoolização dos vinhos brancos, a indústria aprendeu muito sobre os requisitos ideais para os vinhos de base desalcoolizados. Quando se elimina o álcool do vinho tinto, os taninos provenientes das peles da uva, tão típicos dos tintos, tornam-se mais proeminentes e têm de ser equilibrados de forma elaborada em termos sensoriais.
Os mercados também variam quanto às preferências de produto para os vinhos “no-low”. No caso dos vinhos espumantes, a América do Norte, a Itália e a Escandinávia situam-se no topo dos 10 principais mercados de venda. Entre 75% e 90% dos comerciantes esperam que os vinhos espumantes “no-low” obtenham muito bons resultados.
Isto também se aplica à maioria dos vendedores da Áustria, Bélgica e França. Quanto aos vinhos brancos sem álcool, juntamente com a Escandinávia, os Países Baixos e a Alemanha também ocupam as primeiras posições, uma vez que têm geralmente uma maior afinidade com os brancos. Até mesmo os países tradicionalmente vinícolas, Portugal e França, surpreendentemente, estão entre os 10 primeiros.
Espumantes | Brancos | ||||
1 | Canadá | 91% | 1 | Dinamarca | 78% |
2 | Itália | 79% | 2 | Noruega | 78% |
3 | Estados Unidos | 78% | 3 | Suécia | 76% |
4 | Noruega | 78% | 4 | Países Baixos | 69% |
5 | Suécia | 76% | 5 | Canadá | 68% |
6 | Áustria | 74% | 6 | Portugal | 68% |
7 | Bélgica | 64% | 7 | Alemanha | 67% |
8 | Finlandia | 64% | 8 | Estados Unidos | 65% |
9 | França | 56% | 9 | Reino Unido | 60% |
10 | Dinamarca | 56% | 10 | França | 57% |
10 principais mercados de vendas de espumantes e brancos “no-low”.
Em geral, os países escandinavos lideram a procura de vinhos “no-low” e, por conseguinte, também de rosés e tintos. Aqui, tal como na Grã-Bretanha, a redução da tributação desempenha um papel importante. Quanto aos vinhos rosé, a Escandinávia é seguida pela Bélgica e pela Grã-Bretanha, bem como pela Alemanha e Áustria. Os bons resultados dos vinhos rosé em França também são visíveis nos vinhos com baixo teor álcool.
No que respeita aos tintos, a Escandinávia é seguida pelos dois países norte-americanos, onde quase dois terços dos profissionais veem perspetivas promissoras para os vinhos tintos “no-low”. Mesmo os grandes produtores de vinho tinto - Espanha, Portugal e Itália - estão entre os 10 principais mercados de tintos com baixo teor de álcool.
Rosés | Tintos | ||||
1 | Dinamarca | 78% | 1 | Dinamarca | 83% |
2 | Noruega | 67% | 2 | Suécia | 76% |
3 | Bélgica | 62% | 3 | Canadá | 64% |
4 | Reino Unido | 60% | 4 | Estados Unidos | 63% |
5 | Alemanha | 56% | 5 | Noruega | 56% |
6 | Áustria | 55% | 6 | Espanha | 53% |
7 | França | 49% | 7 | Portugal | 49% |
8 | Canadá | 45% | 8 | Reino Unido | 47% |
9 | Estados Unidos | 43% | 9 | Itália | 48% |
10 | Portugal | 43% | 10 | Bélgica | 38% |
10 principais mercados de venda de rosés e tintos “no-low”.
Um em cada dois vendedores pretende incluir novos vinhos com baixo teor de álcool na sua lista no próximo ano. Ou seja, 16% dos inquiridos querem incluir vinhos de baixa graduação e 11% vinhos sem graduação. Apenas 30% destes comerciantes não tencionam encomendar novos produtos sem álcool porque consideram que as suas gamas já estão bem diversificadas.
Por outro lado, uma proporção menor planeia oferecer novos produtos com baixo teor de álcool (30%) e produtos sem álcool (15%). Alguns destes produtores já têm vinhos sem álcool nas suas gamas, razão pela qual 52% não tencionam alterar o seu portefólio em 2023, por enquanto. No entanto, algumas destas empresas gostariam de aumentar a quantidade produzida destes vinhos.
Outra razão pela qual este número de produtores é bastante baixo é o processo técnico de desalcoolização, que não pode ser efetuado por conta própria pelos pequenos e médios produtores. Os sistemas necessários para este processo só são oferecidos por alguns grandes fabricantes especializados e prestadores de serviços que, em parte, especificam determinadas quantidades mínimas para o fabrico por encomenda. Para alguns produtores, estas quantidades mínimas são (ainda) demasiado elevadas. Uma solução poderia consistir em algumas empresas produzirem um vinho de base desalcoolizado em conjunto para depois o comercializarem com os seus próprios rótulos, como já se faz na região vinícola alemã de Rheingau.
A produção de vinhos “no-low” pode ser controlada até certo ponto pelos próprios produtores através de medidas vitivinícolas e enológicas adequadas. Muitas empresas informaram que estão a experimentar e a procurar formas de produzir vinhos de qualidade com baixo volume de álcool, especialmente nos países mais afetados pelas alterações climáticas, onde o teor de açúcar nas uvas e, consequentemente, o teor de álcool dos vinhos já aumentou claramente. No entanto, a desalcoolização parcial para volumes mais baixos, como 5% ABV (Alcohol By Volume), requer instalações especiais.
A tabela mostra a percentagem de comerciantes por país, que tencionam incluir nas suas listas novos vinhos “no-low”, com referência às empresas que consideram que é uma tendência (coluna da esquerda) e com referência a todos os vendedores (coluna da direita).
Uma vez mais, torna-se evidente a diferença entre as categorias “low“e”no-low”. É evidente que existe um interesse claramente maior em incluir vinhos com baixo teor alcoólico. Nos Estado Unidos, por exemplo, um em cada dois inquiridos (47%) pretende incluir novos vinhos com baixo teor alcoólico, mas apenas um em cada doze (8%) procura vinhos sem álcool. Também na Noruega, esta percentagem é de 44% para os vinhos com pouco álcool e de 20% para os vinhos sem álcool.
Só nos Países Baixos (21%) e na Alemanha (18%) é que os vendedores estão ligeiramente mais interessados nos vinhos sem álcool do que nos vinhos com pouco álcool.
Baixa graduação | Sem álcool | ||||
1 | Estados Unidos | 47% | 1 | Reino Unido | 29% |
2 | Noruega | 44% | 2 | Países Baixos | 21% |
3 | Reino Unido | 42% | 3 | Noruega | 20% |
4 | Canadá | 30% | 4 | Espanha | 18% |
5 | Suíça | 20% | 5 | Alemanha | 18% |
6 | Países Baixos | 18% | 6 | Finlandia | 18% |
7 | Portugal | 17% | 7 | Bélgica | 11% |
8 | Alemanha | 13% | 8 | Suíça | 10% |
9 | Dinamarca | 10% | 9 | Dinamarca | 9% |
10 | Itália | 10% | 10 | Estados Unidos | 8% |
Lista dos países mais otimistas na sua intenção de introduzir vinhos sem álcool ou com baixa graduação alcoólica.
Para os próximos anos, os especialistas esperam muitas inovações no setor das bebidas sem álcool, desenvolvidas para satisfazer ainda mais o gosto e as necessidades dos consumidores. Uma bebida análoga ao vinho sem álcool não tem necessariamente de ser obtida a partir de vinho desalcoolizado: os primeiros produtos experimentais com chá, extratos de lúpulo e outros ingredientes já estão a dar resultados, como demonstra o espumante rosé sem álcool Kylie.
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