Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
O setor representa 3,31% das exportações nacionais

Indústria alimentar portuguesa reafirma capacidade exportadora

04/01/2024

As exportações portuguesas de produtos alimentares e bebidas alcançaram 6.071 milhões de euros nos primeiros dez meses de 2023, o que traduz um crescimento de 5,77% face a igual período homólogo de 2022, revelam os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Imagen

Com os países de fora da União Europeia (UE) a absorverem cerca de 2.145 milhões de euros de produtos alimentares e bebidas produzidos em Portugal, um crescimento de 5,10% face a igual período de 2022, foi, no entanto, na UE que mais se consumiu produtos portugueses resultando num valor de 3.925 milhões de euros.

Por países, o pódio das exportações é ocupado, respetivamente, por Espanha (32%), França e Brasil (8%) e Itália (5%). No entanto, e considerando o diferencial, e face ao mês de setembro, as vendas para Itália caíram 15% em outubro.

"Embora tenhamos registado um incremento ao nível das exportações, o setor começa a sentir um abrandamento ao nível do consumo na Europa, nomeadamente nos países que são os nossos principais consumidores. Uma realidade que leva a que o setor se mantenha vigilante e algo expectante com o comportamento das famílias na quadra natalícia", afirma a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA).

Fonte: FIPA

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial