Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Objetivos de sustentabilidade na mira da conferência MeetingPack 2024

22/12/2023

A sexta edição da conferência MeetingPack, que irá decorrer a 10 e 11 de abril de 2024, no Centro de Conferências de Valência (Espanha), conta com um programa centrado na inovação como forma de atingir os objetivos de sustentabilidade definidos para 2030, nomeadamente em materiais, embalagens barreira, reutilização e reciclagem.

A conferência MeetingPack, organizada a cada dois anos pelos centros tecnológicos Aimplas e AINIA, reúne toda a cadeia de valor das embalagens barreira agroalimentares. No próximo ano, o evento terá a participação de trinta especialistas que, em oito sessões temáticas, se propõem analisar as perspetivas do setor para cumprir os objetivos de sustentabilidade estabelecidos pela Agenda 2030.

A edição anterior contou com mais de 350 assistentes
A edição anterior contou com mais de 350 assistentes.

Nesta perspetiva, as empresas Kuraray, UBE, Total Corbion e Lactips irão apresentar as suas propostas inovadoras em matéria de materiais, incluindo alternativas aos materiais convencionais, como os obtidos a partir de fontes renováveis, os recicláveis e os materiais biodegradáveis e compostáveis.

A sessão sobre inovações em embalagens de barreira contará com empresas que trabalham em inovações de embalagens que melhoram o desempenho ambiental dos materiais, mantendo a sua funcionalidade para a preservação dos alimentos. É o caso da Rotoprint, Sealed Air, Plastienvase e Innotech nas embalagens flexíveis e da Acesur, Faerch e Danone nas embalagens rígidas.

A reutilização e a reciclagem são também elementos chave para alcançar embalagens de barreira mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. A MeetingPack 2024 terá uma sessão inteira dedicada às soluções de embalagens reutilizáveis, sistemas de higienização, legislação e novos modelos de negócio, com contributo da Bumerang.

Noutra sessão, será debatido o fim de vida das embalagens. As empresas Veolia e Fyntech, entre outras, irão abordar os mas recentes desenvolvimentos em matéria de gestão, separação e reciclagem de embalagens, bem como a legislação relativa aos produtos em contacto com os alimentos.

Distribuição e público têm uma palavra a dizer

Uma novidade na edição do próximo ano é a realização de duas sessões em formato de mesa redonda que visam dar voz a diferentes partes interessadas, incluindo empresas de fabrico, cadeias de distribuição e consumidores. Na primeira mesa redonda, empresas como a Pascual, García Carrión, Florette e Vicky Foods apresentarão as suas estratégias para cumprir os objetivos de 2030 e, assim, cumprir a legislação em vigor. A reciclabilidade, o conteúdo reciclado, a reutilização e a utilização de bioplásticos serão alguns dos principais tópicos abordados nesta sessão.

A segunda mesa redonda centrar-se-á no setor da distribuição, representado por organizações que incluem a Jerónimo Martins Agro-Alimentar e o Carrefour, bem como os consumidores, representados pela Hispacoop, que darão a sua perspetiva sobre as tendências e necessidades das embalagens.

A conferência MeetingPack 2024 conta com o apoio de empresas patrocinadoras como a Raorsa, Comexi, Enplater, Faerch, Grupalia, Innotech, Knauf Industries, Kuraray, Lubrizol, Quimóvil, SPG, Sealed Air, Total Energies-Corbion, Toyo Seikan Group Holdings Ltd., TPL e UBE, e com a colaboração de importantes entidades e organizações do setor da embalagem e da alimentação.

O impacto mediático, os stands dos patrocinadores e a área de networking e exposição, para além da visibilidade que um local como o Palácio de Congressos de Valência oferece a esta sexta edição da MeetingPack, são apenas algumas das vantagens para as empresas que apoiam o evento.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/07/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial