Na intralogística, operadores, robôs e máquinas interagem constantemente entre si. Diante deste cenário, a Pilz trabalha para projetar e oferecer soluções seguras e ideais que atendam às necessidades do presente e do futuro da intralogística e promovam o trabalho colaborativo.
Neste contexto, a empresa apresentará as suas soluções no stand 7A00 da Logistics & Atomation 2023, um dos eventos mais importantes do ano para a comunidade logística em Espanha, que terá lugar na IFEMA (Madrid) nos dias 29 e 30 de novembro de 2023.
Nesta décima segunda edição, a empresa especialista em automação industrial segura irá expor o seu portefólio de aplicações de sensores, scanners, controladores e outros sistemas para garantir a segurança nos centros logísticos. Para além disso, serão apresentados os serviços de engenharia e certificação de AGVs e AMRs.
O Revolution Pi da Kunbus garante a segurança das redes industriais. Utilizado como gateway IIoT, ele envia os dados dos controladores do sistema de automação PSS 4000 e dos microcontroladores configuráveis PNOZmulti e PNOZmulti 2 para a nuvem. Isto significa que os dados podem ser consultados de qualquer parte do mundo, utilizados em várias instalações e avaliados para otimizar os processos. Além disso, a plataforma é certificada para uso em ambientes industriais e montagem em trilho DIN. A sua modularidade sem cablagem também permite a sua utilização em pontes industriais.
Quando pessoas e máquinas (AGVs) partilham um espaço de trabalho, são necessárias exigências especiais para garantir a segurança de ambos na execução das suas tarefas e para evitar interferências e situações de perigo. A Pilz desenvolve para cada cliente um serviço completo, à medida, desde a fase de projeto da solução, passando pela monitorização até à colocação em funcionamento. Todos os trabalhos são executados com base nas exigências da norma ISO 3691-4.
O PNOZmulti 2 é um microcontrolador indispensável para todos os setores. Esta solução configurável possui uma estrutura modular, ou seja, o utilizador pode escolher um equipamento básico e, de acordo com as exigências da sua aplicação, a quantidade necessária de módulos de expansão. Alguns dos equipamentos que podem ser ligados a estes dispositivos de base são: botões de paragem de emergência, interruptores de portas de segurança, cortinas de luz, scanners laser, sensores, etc.
No domínio da logística e da produção, ajuda a garantir processos eficientes e a evitar tempos de paragem. A empresa coopera com os fabricantes no desenvolvimento de soluções de segurança individualizadas para veículos autónomos, tais como veículos guiados automaticamente e sistemas de veículos guiados automaticamente (AGV e AGVS, respetivamente).
A feira também destaca o I.A.M. (Identification and Access Management), o sistema para gestão e distribuição de autorizações para operadores de máquinas e instalações. Graças a esta tecnologia, a Pilz garante aos seus clientes quatro valores fundamentais: proteção do trabalhador, proteção da responsabilidade civil, manutenção da produtividade e proteção de dados.
Durante o evento, a empresa terá a sua carteira de especialistas à disposição para responder a perguntas, fornecer demonstrações ao vivo das suas soluções e falar sobre como elas podem ajudar a melhorar a eficiência e a segurança das operações de automação dos clientes.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa