Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

O objetivo do projeto LIFE Brewery é demonstrar uma solução integrada inovadora e facilmente replicável para recuperar subprodutos da indústria cervejeira, como ingredientes de rações para aquacultura.

Subprodutos de cerveja, uma alternativa nutritiva para peixes de aquacultura

22/11/2023
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estimou a produção total da aquicultura em 82,1 milhões de toneladas em todo o mundo, em 2018. Este é um setor em crescimento que exige soluções para melhorar a sua rentabilidade e garantir a sua sustentabilidade, principalmente na procura de alternativas nutricionais para produzir a atual alimentação dos peixes criados em explorações aquícolas, 46% da produção total de peixe em 2018. Não surpreende que a dieta destes peixes, que pode representar até 70% dos custos de produção para os piscicultores, seja largamente baseada em ingredientes de origem animal, como a farinha e o óleo de peixe.

Neste contexto, uma equipa formada por investigadores do centro tecnológico Azti, membro do Basque Research and Technology (BRTA), e do Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), no âmbito do projeto europeu Life Brewery, analisou o efeito da introdução de subprodutos da cerveja (levedura e bagaço) como ingrediente para a alimentação da truta arco-íris de aquacultura.

“Testámos diferentes formatos dos subprodutos, tanto secos como hidrolisados, e comparámo-los também com as propriedades nutricionais da levedura comercial seca e hidrolisada”, explica David San Martín, especialista da Azti e coordenador da investigação.

O resultado deste trabalho, que se baseia na ideia de uma economia circular e na revalorização dos resíduos da produção cervejeira, foi que os peixes alimentados com rações feitas com 20% de levedura, 15% de bagaço e apenas 15% de farinha de peixe cresceram de forma semelhante aos alimentados com rações comerciais, sem afetar a sua qualidade e saúde. “Estes subprodutos industriais podem ser uma boa fonte para reduzir a utilização de ingredientes de origem animal na aquacultura, reduzir consideravelmente os custos de produção e aumentar a sustentabilidade de ambos os setores, uma vez que também permitirão à indústria cervejeira livrar-se de dois dos principais resíduos da sua produção”, acrescenta o especialista da Azti.

O centro tecnológico Azti, no âmbito do projeto europeu Life Brewery...

O centro tecnológico Azti, no âmbito do projeto europeu Life Brewery, analisou o efeito da incorporação de resíduos da indústria cervejeira na alimentação da truta arco-íris criada em explorações de aquicultura.

Milhares de toneladas de subprodutos alimentares são produzidos diariamente na Europa e acabam por se tornar resíduos devido à falta de soluções para a sua reutilização. No caso do sector cervejeiro, são gerados anualmente mais de oito milhões de toneladas de subprodutos ricos em matéria orgânica: sete milhões de toneladas de bagaço e um milhão de toneladas de levedura.

“O bagaço e a levedura da produção de cerveja são ricos em proteínas e fibras, bem como em lípidos minerais, vitaminas e outros compostos bioativos. Também foi demonstrado que são digeríveis”, afirma David San Martín.

Graças a projetos como o Life Brewery, os especialistas da Azti estimam que pelo menos 75% dos subprodutos gerados pela indústria cervejeira europeia poderiam ser utilizados como ingredientes de rações e substituir os de origem animal, cuja produção implica um custo económico e um impacto ambiental mais elevados.

foto

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial