Este ano, a Phenix, start-up francesa que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, assinalou o dia com a primeira edição do Make it Sustainable - Food Waste, um evento totalmente dedicado ao combate do desperdício alimentar e ao papel ativo que cada um de nós desempenha na promoção da sustentabilidade na sua comunidade. Este foi, ainda, o primeiro evento inteiramente sustentável e certificado em Portugal, pela Bureau Veritas.
Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix, refere que a start-up pretende estar “na linha da frente do combate ao desperdício alimentar, unindo a vertente da ação e trabalho no terreno à vertente da sensibilização, que é um dos principais pilares da luta contra o desperdício alimentar”, e relembra que “Portugal ocupa o 4º lugar da UE dos países que mais comida desperdiça, com 184kg de alimentos desperdiçados por pessoa, por ano. Há muito trabalho a fazer e tem que ser um trabalho conjunto”.
Make It Sustainable: Food Waste Edition contou com painéis de discussão, onde foram debatidos temas relacionados com as boas-práticas para combater o desperdício alimentar dentro de uma empresa, bem como a forma como os consumidores podem ser educados e sensibilizados para este assunto. Neste encontro, marcaram presença empresas que têm vindo a priorizar, internamente, as temáticas de sustentabilidade, nomeadamente: Sonae, Coca-Cola, Danone, Planície Verde, Nicola, Zomato Portugal, Chanson, Pastilhas Gorila e Penha, Gramas a Granel e Eurest.
Estas empresas apresentaram novos projetos na área da sustentabilidade e desperdício alimentar e marcaram presença em painéis de discussão. A RTP associou-se a este evento enquanto parceiro de comunicação; já a Bureau Veritas e a Escolha do Consumidor foram apresentados como parceiros sustentáveis.
“Tivemos connosco empresas que se comprometem, cada vez mais, a lutar contra este flagelo do desperdício alimentar e isso só nos pode deixar orgulhosos. Os painéis de discussão vão permitir uma análise muito abrangente da problemática, passando pelas empresas, restauração e consumidor final, e foram completados pela apresentação de projetos inovadores e impactantes na área da sustentabilidade e desperdício alimentar”, afirmou Carlos Hipólito.
Este evento, que teve como objetivo colocar a sociedade a falar do tema do desperdício alimentar e não deixar que o mesmo seja colocado na gaveta, decorreu no passado dia 29 de setembro, na UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa. No fim do mesmo, a Phenix Portugal douo todo o excedente alimentar que foi causado durante o evento à Refood Portugal.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa