Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Pressão aumenta sobre uso de óxido de etileno nos EUA

A Luz Infravermelha da Kreyenborg como alternativa sustentável para esterilização de especiarias

18/09/2023
Produtores, processadores e comerciantes em todo o mundo estão a enfrentar rejeições nas fronteiras devido a resíduos de óxido de etileno (EtO) em seus produtos. No primeiro semestre de 2022, o Relatório de Fraude Alimentar da Comissão Europeia listou mais de setenta alertas de EtO nas categorias ervas e especiarias, frutos secos e sementes, cereais, produtos mistos, pratos preparados e petiscos.
Imagen

O EtO é comumente utilizado em instalações de saúde como um agente antimicrobiano usado para esterilizar equipamentos médicos e também é utilizado na indústria de especiarias como método de esterilização para controlar bactérias patogénicas, como Salmonella e E. coli. Este método não é permitido para produtos alimentícios na Europa desde 1991 e na Austrália desde 2000, devido ao seu alto risco carcinogénico.

No entanto, nos Estados Unidos e em certos outros países, o uso de EtO ainda é permitido no processamento de especiarias. Essa situação está prestes a mudar: a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) listou recentemente instalações de EtO como trazendo um “alto risco de cancro” para comunidades vizinhas, devido a emissões que são difíceis de prevenir usando essa tecnologia.

Consequentemente, empresas multinacionais dos EUA estão já a trabalhar em métodos de esterilização para especiarias que são aceites mundialmente e que ainda atendem ao desafio de esterilizar especiarias sem danificar as suas propriedades organolépticas, como cor, sabor e textura.

Mantenha-se no lado seguro com a tecnologia infravermelha da Kreyenborg

Imagen

A esterilização de especiarias usando a tecnologia de luz infravermelha da Kreyenborg - FoodSafety-IRD - oferece várias vantagens: o processo é natural e aplicável a alimentos orgânicos; e muitos líderes de mercado globais nos setores de alimentos orgânicos e convencionais – incluindo alguns nos Estados Unidos - já utilizam o nosso processo, que foi validado para diversos produtos. Fácil de limpar e usar, o sistema é adequado não apenas para esterilização, mas também para secagem, torrefação, revestimento e proteção de estoque. Esta tecnologia já foi aplicada em mais de trezentos alimentos diferentes, que vão desde especiarias, ervas, nozes, sementes e chá a cebolas, vegetais secos e cereais, entre muitos outros produtos.

O princípio ativo da luz infravermelha possibilita um rápido aquecimento do produto, oferecendo assim tempos de tratamento mais curtos.

A Kreyenborg oferece testes no seu centro técnico em Senden (Alemanha) para todos os clientes interessados.

Gostaria de saber mais sobre o nosso método de esterilização usando luz infravermelha? Por favor, visite www.kreyenborg.com ou entre em contato connosco pelo e-mail: aortiz@coscollola.com

A Coscollola é o nosso representante exclusivo para Espanha e Portugal.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial