Denios
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Windcredible, Hortee e The Carbon Games vencem o Clean Future, programa de aceleração de Cleantech

18/07/2023

Windcredible, startup de micro turbinas eólicas para produzir energia em qualquer lugar, é o vencedor global e da categoria de construção da primeira edição do Clean Future, programa de aceleração para soluções de base tecnológica em CleanTech, uma das operações do Hub Criativo do Beato Living Lab, laboratório-vivo promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Lisboa.

Imagen

Hortee e The Carbon Games são os vencedores das categorias de Retalho e Mobilidade respetivamente. O Programa de aceleração Clean Future foi criado para apoiar a criação e desenvolvimento de soluções tecnológicas que fomentem a sustentabilidade com vista à criação das smart cities, nomeadamente em três áreas-chave: construção, mobilidade e retalho.

A seleção dos vencedores e entrega de prémios aconteceu no Demo Day, na Fábrica do Pão no Hub Criativo do Beato, por um júri composto por representantes dos parceiros do programa, tendo igualmente contado com a presença da comunidade do ecossistema empreendedor. Cada vencedor da sua categoria recebeu um prémio monetário de 5 mil euros, e o vencedor global do programa recebeu um prémio total de 10 mil euros, totalizando 20 mil euros entregues em prémios.

Os vencedores têm agora a oportunidade de continuar o desenvolvimento dos seus projetos na Startup Lisboa e poderão continuar a ser apoiados pelos diferentes parceiros do programa.

O Programa contou com cinco parceiros líderes nas suas áreas, que entregaram os prémios da sua categoria e ao vencedor global do programa: a Deloitte, como Knowledge Partner, os CTT como Strategic Partner, e os três parceiros de cada uma das categorias: a MEXT do Grupo Mota-Engil na Construção, a EMEL na Mobilidade e a GS1 Portugal no Retalho.

Os vencedores do Programa Clean Future foram:

  • Windcredible, como vencedor global e na categoria de construção, está centrada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical (VAWTS) para utilização urbana, uma tecnologia de energia renovável que gera eletricidade a partir do vento.
  • Hortee na categoria de Retalho, está a reinventar as compras de alimentos locais e sustentáveis, ligando os consumidores aos produtores de alimentos frescos através de facilitadores comunitários privados e públicos, para compras online, mercados locais em formato pop-up e pontos de recolha.
  • The Carbon Games na categoria de Mobilidade, é uma startup pioneira em tecnologia climática que está a revolucionar a mobilidade sustentável através de soluções inovadoras de carpooling e de um mercado de créditos de carbono de vanguarda. “Os próximos passos para a Windcredible passam pela implementação das nossas turbinas piloto junto dos parceiros que tenham interesse serem pioneiros em utilizar a nossa tecnologia, e também desenvolver outras componentes do produto como a aerodinâmica, vertent elétrica e o software”, traçou Filipe Fernandes, CEO da Windcredible, startup vencedora global do Programa.

Os participantes do Clean Future tiveram acesso a um programa constituído por várias iniciativas, como visitas pelo ecossistema, workshops de capacitação de negócio e sessões imersivas de mentoria que visaram acelerar o desenvolvimento dos projetos selecionados durante dez semanas. Nesta última etapa do programa, as startups tiveram a oportunidade de apresentar as soluções desenvolvidas a um júri, constituído por Gil Azevedo, Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa; Inês Costa, Deloitte; Nuno Matos, CTT; Pedro Pantaleão, MEXT; Francisca Ramalhosa, EMEL; Pedro Lima, GS1 Portugal; e Eduardo Silva, Lisboa E-Nova.

O Programa de Aceleração Clean Future é uma das nove operações do Hub Criativo do Beato Living Lab, laboratório-vivo co-financiado pelos EEA Grants no âmbito do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”.

Esta iniciativa está focada no desenvolvimento de novas tecnologias e serviços para impulsionar a sustentabilidade nas cidades sendo o Hub Criativo do Beato (HCB) o seu espaço de experimentação na cidade de Lisboa, com o propósito de o transformar num smart campus e assim contribuir com boas práticas para a mitigação do impacto das alterações climáticas, e onde se espera que as soluções resultantes demonstrem o seu potencial de replicação nas cidades.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    19/06/2024

  • Newsletter iAlimentar

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial