Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Candidaturas até 12 de julho

SPV e Beta-i unem esforços para impulsionar a inovação na reciclagem de resíduos

09/06/2023

Pelo terceiro ano consecutivo, a Sociedade Ponto Verde (SPV) une-se à consultora de inovação colaborativa Beta-i para desafiar startups de todo o mundo a participarem no programa de inovação colaborativa Re-Source, que tem como objetivo promover a economia circular e a disrupção digital na reciclagem de resíduos.

Imagen

Com uma dotação de 250 mil euros para co-investimento na potencialização dos projetos selecionados, o programa vai dar a oportunidade a startups de todo o mundo de trabalharem em conjunto com grandes empresas na criação de projetos-piloto inovadores para o setor. As candidaturas estão abertas até ao dia 12 de julho, podendo as inscrições ser submetidas através do website.

A terceira edição do Re-Source está focada em encontrar soluções para resolver desafios relacionados com a mudança de comportamento do consumidor, o aumento da circularidade e digitalização nas embalagens, transparência e rastreabilidade dos materiais embalados, tecnologias avançadas de recolha e triagem e sistemas de recolha eficientes e baixo-carbono, aplicando os princípios da economia circular. Esta edição do programa conta com a participação de vários parceiros envolvidos na cadeia de valor do setor da reciclagem, como a L’oreal, Veolia, Centimfe, Valorlis, Algar, Gesamb, Silvex, Sumol-Compal, EcoXperience, Universidade Nova de Lisboa, APA, DGAE, ANI e AHRESP.

"Como temos vindo a demonstrar nas anteriores edições do Re-Source, a indústria da reciclagem e das embalagens de resíduos desempenha um papel fundamental na nossa sociedade, sendo essencial encontrar soluções inovadoras que promovam a economia circular, a sustentabilidade e a colaboração entre os diferentes intervenientes, começando pelo consumidor final. Com este programa, estamos a abrir portas para a transformação digital e disruptiva deste setor, impulsionando a mudança de comportamento dos consumidores e produtores. Perante este contexto, o Re-Source é uma oportunidade única para startups e inovadores de todo o mundo mostrarem o seu potencial e contribuírem para a construção de um mundo com menos resíduos e mais eficiente em termos de recursos”, explica Diogo Teixeira, CEO da Beta-i.

Para Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde “este é um setor que tem sabido modernizar-se e evoluir ao longo dos anos. E este caminho só tem sido possível devido à colaboração e a uma forte capacidade de investimento em Inovação. De outra forma não estaríamos a alcançar os bons resultados. Mas também sabemos que não podemos parar, há ainda muito a fazer para que se recolham mais recicláveis e melhor, nomeadamente nos resíduos de embalagens. É, por isso, com muito agrado que iniciamos uma nova edição do Re-Source, com a expectativa de voltarmos a identificar bons projetos, com possam vir a ser implementados em Portugal e em resposta aos desafios, que estão bem identificados.”

Após o encerramento do período de candidaturas, a Sociedade Ponto Verde e a Beta-i irão fazer uma seleção criteriosa das startups mais adequadas para o programa. No final de setembro, parceiros e empreendedores vão reunir-se num evento online de dois dias, que incluirá também um momento de definição dos pilotos que deverão avançar para a próxima fase, seguindo-se um bootcamp para construção de soluções.

Durante quatro meses, startups e os parceiros vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de projetos-piloto e, em fevereiro, cada solução desenvolvida na fase de bootcamp será apresentada ao ecossistema e testada em contexto real.

Em 2022, a segunda edição do Re-Source contou com 130 candidaturas de startups de 45 países – incluindo Portugal – e juntou 14 parceiros, dando origem ao desenvolvimento de 5 projetos-piloto focados em aumentar as taxas de reciclagem em Portugal e em dar origem a novas soluções para categorias específicas de resíduos, num investimento total de 260 mil euros.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial