Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Luís Simões cresce a dois dígitos na Península Ibérica

05/06/2023

Em 2022, a Luís Simões, operador logístico de referência na Península Ibérica, percorreu mais de 120 milhões de quilómetros, entregando um total de 8 milhões de toneladas de produtos de consumo nos setores de alimentação, bebidas, cuidados pessoais, saúde e outros.

A empresa apresentou na passada semana o seu Relatório de Sustentabilidade e Contas de 2022. O documento demonstra a solidez financeira da empresa, com um aumento de 11.6% no volume de negócios em relação ao ano anterior, bem como o seu compromisso em construir um futuro logístico mais sustentável, equitativo e inovador.

Imagen

Durante 2022, o setor da distribuição e transporte enfrentou diferentes tensões globais, como o conflito na Ucrânia, a tendência inflacionista e o seu efeito nos preços dos combustíveis, que tiveram impacto direto nas cadeias de abastecimento. A Luís Simões adaptou as suas operações para continuar a oferecer um serviço da mais elevada qualidade e garantir a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores. Para além disso, a empresa implementou várias iniciativas para alinhar a sua estratégia de negócio com critérios ESG (ambientais, sociais e de governação) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Neste domínio, é de salientar a forte aposta na inovação, com vista a oferecer soluções eficientes e competitivas de transporte, logística e serviços auxiliares. Assim, pelo segundo ano consecutivo, o grupo obteve o Estatuto Inovadora COTEC, um prémio que reconhece o bom desempenho financeiro das empresas que compõem os maiores setores da economia portuguesa, ou seja, que contribuem com mais de 16% para o PIB nacional ou geram mais de 8% do emprego privado.

Outra das áreas a que o operador tem dedicado maiores esforços tem sido a manutenção e o aumento da qualidade das suas operações e serviços prestados. Em 2022, os camiões da Luís Simões percorreram 120 milhões de quilómetros, ligando os clientes à sociedade portuguesa e espanhola através da sua rede de 24 centros de operações logísticas (COL), 8 centros de operações de transporte (COT), 2 centros de manutenção de veículos pesados e 4 escritórios de mediação e corretagem de seguros. Para além disso, geriu diariamente 9.710 envios de comércio eletrónico (e-commerce).

Mais de 70% das operações corresponderam a produtos alimentares, bebidas, de higiene pessoal e cuidados de saúde – cujo manuseamento obriga a cumprir normas e requisitos exigentes para assegurar a máxima qualidade ao longo da cadeia de abastecimento.

Em linha com este compromisso, a Luís Simões submeteu-se voluntariamente a 61 auditorias internas e externas Os seus principais centros cumprem as normas de qualidade ISO 9001 e ambientais ISO 14001, e a empresa recebeu a medalha de Ouro da Ecovadis pelo quarto ano consecutivo. Adicionalmente, importa referir que o seu COL de Guadalajara está certificado como Armazém de Produtos Biológicos desde 2021, e o COL de Cabanillas del Campo conta com a certificação de Boas Práticas na Distribuição de Medicamentos desde 2020.

Em 2022, a Luís Simões conseguiu as melhores pontuações de sempre nas certificações externas específicas em produtos alimentares, atestando a excelência no domínio desta matéria nas várias regiões onde opera.

É igualmente importante salientar os progressos realizados nos domínios da segurança, da formação e das pessoas. Em 2022, o operador criou um Serviço de Prevenção próprio em Espanha para reduzir o risco de acidentes e reforçar a protecção das suas equipas. Neste sentido, destaca-se o programa Ecodriving, que oferece aos motoristas formação em condução eficiente, manutenção e saúde e segurança no trabalho. Em 2021, nove motoristas da Luís Simões receberam o Diploma IRU, que reconhece a excelência na condução com base em critérios como não ter causado um acidente grave nos últimos 20 anos.

Para além disso, a empresa promoveu o desenvolvimento profissional dos seus 2.456 colaboradores, dedicando mais de 18.480 horas a formação. Também registou progressos na estratégia corporativa para garantir a igualdade de oportunidades num setor tradicionalmente dominado pelo género masculino, com um aumento de 13% no número de mulheres no quadro de pessoal, em comparação com o período anterior.

Por fim, a Luís Simões avançou no desenvolvimento da sua estratégia de sustentabilidade, conseguindo reduzir em 12% o volume de emissões de gases com efeito de estufa da sua frota face aos níveis de 2007. Para tal, a empresa mantém a sua frota com uma idade média de 2.6 anos.

O operador incorporou dois novos veículos euromodulares na sua frota, elevando o total para 15 unidades deste tipo de veículos. Dois veículos destes substituem três conjuntos convencionais de cabeça tratora e semirreboque, o que se traduz numa maior eficiência e na redução das emissões e do desgaste da estrada.

Por outro lado, na área logística, destacam-se as medidas no âmbito da eficiência energética e gestão de resíduos, bem como a aposta na utilização de energias renováveis para autoconsumo (que já representam 3% do seu consumo total de energia).

Em 2022, a Luís Simões participou também em vários projetos e apoiou diferentes causas sociais. Por exemplo, enviou produtos para a Ucrânia em conjunto com a Câmara Municipal de Gaia, distribuiu alimentos com a Fundación Madrina e organizou campanhas de doação de sangue.

“O ano passado foi desafiante para o setor de logística e transportes. Reinventámo-nos para continuar a dar resposta a todas as necessidades dos nossos clientes, mantendo a eficiência e a sustentabilidade como pilares da nossa estratégia de negócio. Contudo, e acima de tudo, a pedra basilar deste ano, e da nossa história em geral, são todas as pessoas que fazem parte da Luís Simões. É graças a elas que conseguimos chegar até aqui e são elas quem nos dá confiança para olhar para o futuro com ambição, ” explicou José Luís Simões, Presidente do Conselho de Administração da Luís Simões.

Para 2023, a empresa prevê aumentar o seu volume de negócios, prosseguir na sua estratégia de descarbonização, abrir novos centros logísticos e otimizar os seus serviços ao cliente.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - PortoTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial