Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Empresa espera alcançar, este ano, um crescimento de 33% no volume de negócios

Phenix: Start-up que combate o desperdício alimentar estima salvar mais de 13 mil toneladas de alimentos e 30 milhões de refeições, em 2023

31/05/2023

Em Portugal, por ano, são desperdiçados um milhão de toneladas de alimentos, o que representa 17% da produção anual e 97 kg por habitante. São cada vez mais as empresas que trabalham com um só objetivo: o de reduzir o desperdício alimentar. É com esta missão que a Phenix está, desde 2016, a atuar em Portugal.

Numa altura marcada pela inflação e consequente perda do poder de compra, a Phenix, a única empresa na Europa que oferece soluções tecnológicas para atuar contra o desperdício alimentar, reforça a sua solução ‘Phenix Connect’, uma plataforma que gere as doações de fabricantes, retalhistas e empresas a instituições de solidariedade social.

Imagen

Só em 2022, a Phenix apoiou mais de 100 mil famílias, com doações no valor de 30 milhões de euros. No total, foram mais de nove mil toneladas de alimentos doados, mais de 18 milhões de refeições e 63 mil toneladas de Co2 salvos. Já este ano, a Phenix, que trabalha com empresas como a Sonae e o Grupo Brisa, prevê um crescimento de clientes e parceiros na ordem dos 200% face a 2022 e, consequentemente, um crescimento de 35% de valor doado. Importa ainda referir que a Phenix é parceira em Portugal de mais de 1.300 associações beneficiárias de norte a sul do país sendo que, com o crescimento previsto no número de clientes e parceiros, prevê aumentar em 50% este número.

Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix Portugal refere que “a missão da Phenix é agir contra o desperdício, oferecendo soluções humanas e digitais eficazes que beneficiem todos. Somos os únicos em Portugal (e na Europa) a oferecer estas soluções e, numa altura de inflação, são cada vez mais as famílias que dependem deste tipo de doações. Por outro lado, estamos verdadeiramente entusiasmados com as nossas previsões para 2023. Acreditamos que vamos dar um grande passo na luta contra o desperdício e ajudar cada vez mais famílias”.

Depois de, em 2022, ter atingido os três milhões de euros de faturação, a empresa prevê atingir a meta dos quatro milhões de euros, em 2023. Já a nível internacional, a empresa francesa com presença em França, Portugal e Espanha, espera atingir 17 milhões de euros, mais cinco milhões de euros quando comparado com o valor atingido em 2022.

Sobre a Phenix

A Phenix é uma start-up francesa, fundada em 2014, que tem como objetivo combater o desperdício, seja ele alimentar ou não alimentar. É a empresa líder na Europa neste setor e chegou a Portugal em 2016. A empresa pretende agir contra o desperdício, oferecendo soluções humanas e digitais eficazes que beneficiem quem tem excedentes e quem deles necessita: desde uma gestão eficaz do stock à redistribuição do excedente. O grande objetivo é que nenhum produto se desperdice. A Phenix está presente em três países da Europa (França, Portugal e Espanha) e tem 27 delegações locais nestes países. Em Portugal, a Phenix tem presença em todo o território nacional, no entanto está sediada em Lisboa (R. Filipe Folque 2 2º, 1050-110 Lisboa).

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial