Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Design e fabrico otimizados: os produtos foram desenvolvidos de maneira a garantir a resistência mecânica adequada à sua utilização

Turtle Petals e Speedturtle desenvolvem linha de produtos para café compostáveis em ambiente doméstico

20/03/2023

A gama GreenPetals inclui cápsulas de café, copos e palhetas produzidas a partir de materiais com certificação OK Compost Home, ou seja, que se degradam entre 6 a 12 meses quando expostos aos microrganismos existentes no solo ou num compostor doméstico. Em dezembro de 2022, este projeto foi considerado o segundo mais inovador num concurso de sustentabilidade promovido pela embaixada dos Estados Unidos em Lisboa.

Imagen

Todos os anos, são colocadas no mercado cerca de 60 mil milhões de cápsulas de café. Destas, menos de 25% são recicladas. As restantes, mais de 56 mil milhões, são enviadas para aterros sanitários. O mesmo acontece a outros artigos de uso único utilizados para servir bebidas quentes, como os copos de café. Desde a entrada em vigor da diretiva SUP, estes passaram a ser produzidos em papel com revestimento de plástico o que invalida a sua correta reciclagem.

Para resolver este problema ambiental, as empresas Turtle Petals e Speedturtle desenvolveram uma linha de produtos (cápsula de café, copo e palheta) feitos a partir de uma matéria-prima proveniente 100% de recursos naturais (Biobased), com certificação Ok Compost Home e biodegradáveis no solo. Depois de utilizados, os produtos podem simplesmente ser colocados num compostor doméstico, no jardim, ou no lixo orgânico, sem necessidade de envio para estações de compostagem industriais.

Imagen

“Com este projeto, pretendemos contribuir significativamente para uma Europa neutra em carbono, atuando e ajudando na redução de emissão de gases com efeito de estufa e diminuindo a dependência de recursos fósseis finitos”, assegura afirmou Sandra Ruivo, responsável pela Turtle Petals. “Os plásticos de base biológica feitos a partir de recursos renováveis desempenham um papel crucial no fecho do ciclo do carbono. Ao mesmo tempo, ajudam a aumentar a fertilidade do solo, uma vez que podem ser usados como fertilizante, com nutrientes dos resíduos biológicos na forma de composto de alto valor”, acrescenta a responsável.

A linha GreenPetals foi desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, tem protótipos testados, patente submetida, e até já recebeu um prémio de inovação ao ser considerado o 2º melhor projeto no AWE Portugal 2022, um programa de empreendedorismo feminino da embaixada dos Estados Unidos em Lisboa.

A Turtle Petals aguarda a conclusão do processo de certificação Ok Compost Home pela TÜV Áustria, para iniciar, ainda em 2023, a produção em larga escala.

Biodegradáveis vs compostáveis

Os bioplásticos podem ser biodegradáveis, quando se degradam pela ação de microrganismos em ambientes específicos, ou compostáveis, quando se degradam com velocidade semelhante à de materiais naturalmente compostáveis e sem gerar resíduos tóxicos.

Dentro do grupo dos compostáveis, existem os de compostagem industrial, que apenas se decompõem em instalações industriais quando sujeitos a temperaturas entre os 55º e 60º, e os compostáveis em ambiente doméstico, que se decompõem em ambientes naturais.

Imagen

PetalsPod: uma alternativa sustentável para um mercado em crescimento

O mercado do café em cápsulas continua a crescer, no entanto, existem poucas cápsulas certificadas como compostáveis em ambiente doméstico, o que dificulta a vida às marcas que procuram diferenciar o seu produto, oferecendo ao consumidor uma alternativa verdadeiramente sustentável.

A linha GreenPetals inclui a cápsula PetalsPod que, tal como os restantes produtos, foi desenvolvida de maneira a garantir a resistência mecânica adequada à sua utilização e fabricada com materiais com baixa permeabilidade ao oxigénio, o que mantém a frescura do café.

Em testes de prova cega, os consumidores não encontraram diferenças entre esta cápsula e as convencionais.

“As soluções da Turtle Petals foram desenvolvidas pensando no futuro: atendem um mercado cada vez preocupado com o impacto ambiental dos produtos, além de auxiliarem no cumprimento das metas europeias de sustentabilidade”

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial