Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Edição norte do Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia BfK Innov@Rise capacitou projetos nascidos no ensino superior

Agroalimentar: inovações académicas prontas para o mercado

07/02/2023
A apresentação dos projetos que, ao longo de três meses participaram na edição Norte, terá lugar no dia 9 de fevereiro às 14h30, no i3s – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto.
Imagen

Foram três meses de capacitação intensiva com a participação de mentores conceituados. Tudo para que projetos de investigação académica com potencial de negócio, se possam apresentar ao mercado de forma estruturada e convincente. Uma plataforma de inteligência artificial ao serviço de doenças neurológicas, um sistema de deteção precoce da doença de Alzheimer, uma solução para diagnóstico de displasia da anca em cães, um ecossistema para auxiliar na toma de medicação, uma alternativa vegetal ao ovo e jogos educativos. Estes são os seis projetos que vão ser apresentados no DemoDay do BfK Innov@Rise, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

notEggo: projeto agroalimentar de inovação

No setor agroalimentar, a notEggo vai apresentar uma alternativa vegetal ao ovo, com forma e consistência semelhantes a um ovo de galinha.

Os 15 projetos empreendedores receberam acompanhamento de mentores especializados, capacitação intensiva em desenvolvimento de negócio e treino de pitch para impulsionarem a entrada dos projetos no mercado. O BfK Innov@Rise vai, ainda, atribuir 45 mil euros em prémios monetários — três mil euros por projeto — para o desenvolvimento da prova de conceito/protótipo.

“A capacitação destes projetos e a transferência do conhecimento para o tecido empresarial é algo, como temos dito em várias ocasiões, essencial para a transição para uma economia mais sustentável, mais resiliente a crises e que permite afirmar Portugal como um país inovador. Este programa é, por isso, muito importante no apoio ao empreendedorismo nacional e a ANI vai continuar a acompanhar estes projetos e a apoiar a sua entrada no mercado, porque acredita no seu potencial de negócio”, afirma João Mendes Borga, administrador da ANI.

O BfK INNOV@Rise está a apoiar mais de 60 empreendedores com projetos académicos que pretendem chegar ao mercado. A decorrer em todo o país, o programa vai, ainda, dinamizar os DemoDays da edição Alentejo e Centro, a acontecerem nos dias 16 de fevereiro e 23 de março, em Évora e Coimbra, respetivamente.

O BfK INNOV@Rise é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    15/05/2024

  • Newsletter iAlimentar

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial