Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

A ASAE participará com 12 provadores da Câmara de Provadores de Azeites do LSA -Laboratório de Segurança Alimentar

X Concurso Ibérico de qualidade de azeites virgens extra a 10 de março

28/01/2023
Evento decorre em Beja.
Imagen

O principal objetivo do X Concurso Ibérico ‘Prémios Mesquita’ de Azeites visa reconhecer o trabalho dos olivicultores e produtores de azeite em Espanha e Portugal, premiando a qualidade dos azeites virgens extra (AOVE).

Este concurso pretende incentivar os produtores e os engarrafadores a melhorar os seus produtos e, consequentemente, estimular a procura dos azeites premiados.

As entidades organizadoras, Aula del OIivo de Andaluzia e Academia Vitivinícola de Córdoba, são associações culturais sem fins lucrativos com uma vasta experiência na organização de concursos de qualidade. Esta experiência é agora aplicada ao azeite virgem extra (AOVE), companheiro inseparável e milenar do vinho desde os tempos mais remotos, com o qual partilha um papel de destaque ao longo da história da humanidade. Em resumo, dois produtos bíblicos sempre unidos.
A Academia do Vinho de Córdoba, presidida pelo ilustre Cordovês D. Manuel Mª López Alejandre – investigador, autor de livros técnico e professor com larguíssima experiência - é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo principal é divulgar a cultura milenar de dois produtos agroindustriais milenares como o azeite extra virgem e o vinho, promover o seu consumo moderado e destacar, sobretudo, os valores de todos os que são produzidos em Espanha e Portugal.

Para tal, tem vindo a organizar cursos de formação, ciclos de conferências, viagens técnicas e outras atividades complementares. Mas tem como atividades fundamentais a organização de dois concursos ibéricos de qualidade sob a designação de Prémios Mezquita, concursos de vinhos e azeites virgem extra, ambos de reconhecido prestígio por produtores e consumidores.

A informação sobre este evento chega periodicamente a mais de 8.000 adegas e mais de 2.000 lagares em Espanha e Portugal por email e através dos meios de comunicação social, especialmente os especializados.
Em 2024, os Prémios Mezquita Vinhos celebrarão a sua 30ª edição, sendo o concurso de vinhos mais antigo de Espanha.
Imagen

Os Prémios ‘Mezquita Azeites’ (EVOOs Mosque Awards) comemoram este ano a 10ª edição deste concurso Ibérico, sendo a mesma dedicada a Portugal, com realização das provas pelo júri, de composição ibérica realizada em Beja. À semelhança do que acontece com os vinhos, o número de participantes com amostras de azeites tem vindo a aumentar desde a sua primeira edição. Uma de suas singularidades é que apenas Azeites Extra Virgens embalados podem participar, não sendo admitidos conjuntos ou lotes armazenados em grandes volumes.

Neste sentido, as medalhas dos Prémios ‘Mezquita Azeites’ são atribuídos exclusivamente aos azeites que podem ser adquiridos no mercado.

A ASAE participará com 12 provadores da Câmara de Provadores de Azeites do LSA -Laboratório de Segurança Alimentar, sendo o único laboratório português de controlo oficial, acreditado para análise sensorial de Azeite Virgem, desde 2013, bem como reconhecido pelo COI – Conselho Oleícola Internacional para análises sensoriais e físico-químicas em azeites.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas em www.premiosmezquita.com onde estão disponíveis todas as informações e o regulamento deste Concurso Ibérico de Azeites.

Esta X edição será realizado em Beja, sendo toda a tramitação processual realizada em Córdoba, nomeadamente a receção e classificação de amostras que, uma semana antes, serão levadas à cidade alentejana, capital do azeite de Portugal.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial