Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

O que nos reserva 2023 para o setor alimentar e das bebidas europeu?

Pedro Queiroz | Diretor-Geral da FIPA26/01/2023
Sabemos que, muito provavelmente, os tempos difíceis não terminarão em breve para o universo das 294.000 empresas europeias da indústria alimentar e das bebidas, pois continuam a fazer-se sentir os elevados custos da energia, das matérias-primas e de outros insumos, além de ter de enfrentar desafios complexos de fornecimento devido aos efeitos da guerra em curso na Ucrânia e da Covid-19.
Imagen
Em Bruxelas, aliada à Confederação FoodDrinkEurope, a FIPA continuará a trabalhar para que o ecossistema agroalimentar europeu seja devidamente considerado como ‘setor essencial’, ou seja, estratégico do ponto de vista social, económico e político, e consequentemente receba todo o apoio necessário, a curto e longo prazo, para sobreviver e prosperar. Se queremos garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade duradoura, os produtores europeus de géneros alimentícios merecem ser levados mais a sério no debate político.
Imagen
Ao celebrarmos este ano o 30.º aniversário do Mercado Único da União Europeia (o seu maior ativo económico), temos de valorizar o que conseguimos alcançar em conjunto até à data, mas também trabalhar para que não haja retrocessos, para as empresas e para os cidadãos. Neste que será um ano pré-eleitoral para o Parlamento Europeu, contamos com os decisores políticos da UE para apoiar - e não travar - o progresso do nosso setor, dando resposta às necessidades específicas da indústria, tendo em conta os tempos peculiares de crise, enquanto nos preparamos para um futuro melhor.

Como ficar parados e esperar que a 'magia' aconteça não está no nosso ADN, o contributo para a construção da resiliência do setor continuará a ser dado diariamente.

Em 2023, a FIPA estará associada à sua Confederação europeia no lançamento de atividades tangíveis do 'Plano de Ação sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis', com o objetivo de apoiar o setor na aceleração da transição para uma produção alimentar verdadeiramente sustentável, como parte do compromisso com o 'Código de Conduta da UE para Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis do Setor Alimentar'.

Para iniciar o ano, ficam desde já três desejos políticos mais imediatos no domínio da alimentação:

1. Um quadro legislativo da UE sólido e preparado para o futuro, em matéria de sistemas alimentares sustentáveis, que reforce a competitividade global da cadeia alimentar da Europa, incentivando os produtores, sem discriminação, a melhorarem a sustentabilidade das suas operações e as cadeias de abastecimento da forma mais adequada.

2. Uma implementação do regulamento de embalagens e resíduos de embalagens, que traduza a ambição da UE em caminhos claros, realistas e previsíveis para os operadores e seja apoiada por investimentos públicos infraestruturais e pela rápida autorização de tecnologias-chave.

3. Um esforço sereno, adulto e genuíno para encontrar convergência entre a Comissão Europeia, os Estados-membros e as partes interessadas sobre o caminho a seguir em matéria de rotulagem nutricional harmonizada, na frente da embalagem, e de informação ao consumidor (incluindo digital) em sentido lato.

Em 2023 queremos continuar a proporcionar a excelência do setor alimentar e das bebidas europeu.

Nota: texto alinhado com a FoodDrinkEurope e seu Diretor-Geral, Dirk Jacobs

Pedro Queiroz
Pedro Queiroz.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial