Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Projeto financiado pelo EEA Grants 2014-2021 – Programa Ambiente

Está em marcha o projeto 'i4efficiency - identificador inteligente de integração e eficiência logística'

02/01/2023
Poupar energia ao mesmo tempo que se criam melhores condições nos serviços às comunidades locais.
Imagen

Está em curso o projeto 'i4efficiency – Identificador inteligente de integração e eficiência logística', o qual pretende potenciar a redução de consumo de energia e a redução anual de emissões de CO2 das atividades associadas às operações de logística urbana (distribuição postal, serviços de água, eletricidade e gás), e ainda promover o aumento das taxas de reciclagem de resíduos.

A implementação do projeto permitirá também uma maior flexibilidade e comodidade para as populações ao nível dos serviços prestados. O projeto, que integra algumas medidas inovadoras, tem lugar em duas áreas integradas na União de Freguesias de Sintra e na União de Freguesias de Massamá Monte Abraão do concelho de Sintra, que funcionarão como laboratórios vivos.

A estratégia deste projeto assenta em 3 elementos nucleares integrados:

  • Desenvolver e criar um Identificador Único de Endereço (IUE), ou seja, um código que identifica inequivocamente um endereço físico e ao qual são atribuídas várias categorias e descritores que, por sua vez, permitem o desenvolvimento de ferramentas de incremento da eficácia e eficiência da actividade logística, nomeadamente nos diversos tipos de distribuição ao domicilio, com especial enfoque nas redes postais, nos serviços de assistência técnica a redes de água, electricidade, gás e telecomunicações, (manutenção e desenvolvimento de novos locais de consumo), bem como na gestão de resíduos sólidos urbanos.
  • Criação de uma plataforma digital que permite gerir de uma forma otimizada os processos de logística urbana e à qual os munícipes das áreas envolvidas terão acesso.
  • Implementação de uma combinação de iniciativas complementares ao nível dos laboratórios vivos que vão exponenciar os impactos da plataforma e do IUE, nomeadamente: a criação de dois centros logísticos de apoio às atividades em ambos os laboratórios, a situar nos mercados da Estefânia em Sintra e no mercado de Massamá (dotados de valências de apoio ás actividade logísticas); recurso a viaturas elétricas; instalação de contentores inteligentes e distribuição de caixotes para bio-resíduos e sacos biodegradáveis com vista à recolha de resíduos e seu encaminhamento adequado. O código IUE permitirá o conhecimento em cada momento, através da plataforma digital, do ponto da situação e da evolução das operações por parte das entidades envolvidas na gestão, mas também por parte dos cidadãos, seja no que toca aos serviços integrados nesta solução bem como na quantificação dos resíduos por si produzidos, nos serviços prestados e sua participação no processo de descarbonização dos laboratórios vivos.

O projeto que já teve início em setembro de 2021, está agora na fase de implementação no terreno e terminará em final de 2023, sendo objetivo do promotor e dos parceiros, que as infraestruturas e processos agora implementados se mantenham no futuro e possam servir de demonstração com vista ao seu alargamento a outros locais.

Os cidadãos residentes nas áreas dos laboratórios vivos estão a ser contactados através de colaboradores credenciados pela Câmara Municipal de Sintra com vista à entrega do referido código IUE, bem como das instruções relativas ao funcionamento de todas as operações envolvidas.

Um projeto com vista à sustentabilidade

Com este projeto, teremos sem dúvida territórios mais sustentáveis e melhores serviços à comunidade. Nas palavras de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, 'Agir local, pensar global', a frase pode ser clichê, mas para nós, Câmara Municipal de Sintra, reflete a forma como encaramos os projetos de sustentabilidade que abraçamos. Em Sintra, unimos esforços e damos início ao projeto piloto em duas das onze freguesias, numa abordagem que se pretende integrada e com um olhar atento sobre as cidades. Começamos assim a trilhar um novo caminho, da tecnologia em prol da sustentabilidade, de pensar do primeiro momento da linha de logística ao tratamento de resíduos finais, de pensar o quotidiano das comunidades em gestos que certamente melhorarão o futuro de quem vive e trabalha em Sintra, em Portugal, no Mundo”.

Num momento em que estão tão presentes as questões ambientais e as alterações climáticas e o papel fundamental de todos nós com vista à mudança de paradigma, Francisco Ferreira, presidente da ZERO lembra que, “as autarquias e as empresas têm um papel importante para alcançarmos a neutralidade carbónica. Nesse sentido, projetos como o i4efficiency são uma ferramenta chave para alcançá-la, promovendo, por um lado, a redução do consumo de energia, enquanto fomenta a compostagem de resíduos orgânicos, tão importante para a redução dos resíduos e para a melhoria da qualidade dos nossos solos. Ao incentivar a participação dos munícipes neste processo estamos também a desenvolver uma cidadania ativa, cada vez mais fundamental no caminho para um desenvolvimento sustentável”.

Pode conhecer mais sobre este projeto em: www.iue.pt

O projeto i4efficiency

A logística urbana de serviços inclui operações como a entrega e recolha de mercadorias, o processamento de resíduos e também serviços que envolvem deslocações de técnicos aos domicílios, como leituras de contadores e apoio técnico. Sabe-se que a ineficiência deste processo impõe mais pressão sobre as zonas urbanas o que se traduz num impacto significativo nas emissões de carbono que, no caso do município de Sintra, se estima na ordem das 94.000 tonCO2/ano.

Para resolver estes desafios em Sintra, o projeto propõe uma abordagem integrada, contemplando diversas soluções de logística inteligente, baseadas na colaboração e partilha, que otimizam o número de veículos e recursos necessários nas operações envolvidas. Propõe-se também aplicar opções sustentáveis nas operações de última milha, na recolha de resíduos e outros serviços em dois territórios integrados na União de Freguesias de Sintra e na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial