Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Pão e pastelaria: inflação continua a penalizar o setor

Ana Clara18/01/2023

Inflação galopante, aumento do custo das matérias-primas e poder de compra cada vez mais afetado. Estes continuam a ser os problemas que se colocam ao setor da padaria e pastelaria em Portugal. 2022 revelou-se positivo para o consumo, de janeiro a outubro, mas a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), continua cautelosa para este ano. Tudo vai depender da situação económica e dos preços das matérias-primas.

Imagen

O Presidente de Direção da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), Luís Gonçalves, começa por recordar que ao longo de 2022, “verificou-se um crescimento no consumo de janeiro a outubro”, tanto em produtos de padaria como de pastelaria, “a que não deve ser alheio o bom desempenho do turismo”.

Por outro lado, “a inflação penalizou a compra de pão e bolos, pois verificou-se uma quebra nas vendas destes produtos tendo sido mais notória no último trimestre do ano”.

Segundo o responsável, registou-se ainda uma alteração nos hábitos de consumo, pois verificou-se uma transferência do consumo para produtos mais económicos. “Os clientes procuraram produtos de menores dimensões e, consequentemente, verificou-se uma redução na quantidade consumida. Além disso, o cliente procurou pães mais baratos. O cliente não deixa de comprar produtos de pastelaria mas notou-se uma redução do consumo deste tipo de produtos”, vinca Luís Gonçalves.

Ao longo de 2022, “verificou-se um crescimento no consumo de janeiro a outubro”, tanto em produtos de padaria como de pastelaria, “a que não deve ser alheio o bom desempenho do turismo”

Em relação à subida de preços das matérias-primas, a mesma “foi refletida no aumento no preço pago pelo consumidor, apenas uma parte dos aumentos de preços de matérias-primas e energias. O restante foi suportado pelos produtores, com quebra de margens”.

Apesar de tudo, garante, “não temos conhecimento de profissionais que tivessem que fechar o seu negócio devido a estes aumentos das matérias-primas”.

Já em relação ao preço do pão, nomeadamente em 2023, “muito dependerá da variação dos preços das matérias-primas e energias”, mas além dos aumentos habituais do início do ano, haverá sempre o impacto do aumento do salário mínimo.
foto

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial