Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Alimentaria 2024 procura crescer internacionalmente e conquistar novos mercados

Redação Interempresas/iALIMENTAR09/12/2022

A exposição internacional de alimentos, bebidas e serviços alimentares organizada pela Alimentaria Exhibitions, empresa da Fira de Barcelona, iniciou os preparativos para a sua próxima edição, que terá lugar de 12 a 15 de março de 2024 no recinto da Gran Vía, em Barcelona. Juntamente com a Hostelco, ambos os certames constituirão, mais uma vez, a plataforma líder do mercado de distribuição e da indústria hoteleira e de restauração, e fá-lo-ão numa edição que se espera que seja um recorde em termos de alcance internacional.

Imagen

A expansão das oportunidades de internacionalização das empresas agroalimentares espanholas continua a ser um objetivo prioritário para a Alimentaria. Por esta razão, a mostra já começou a promover a sua próxima edição em mercados-chave, com o objetivo de identificar e atrair empresas e compradores estratégicos, com especial ênfase na Europa, América Latina e América do Norte.

Em 2024, Alimentaria lançou o desafio de ultrapassar os níveis de internacionalização alcançados nas últimas edições e também de aumentar o número de reuniões de negócios agendadas. França, Portugal, Polónia, Índia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Grécia e Turquia são alguns dos países com maior potencial para aumentar a sua participação no evento.

J. Antonio Valls, diretor-geral da Alimentaria Exhibitions e diretor da Alimentaria, sublinha que a feira “visa melhorar os resultados de 2022, com um firme compromisso de continuar a crescer internacionalmente, dada a perspetiva de um contexto em que a calma e uma certa estabilidade regressaram aos mercados globais”.

A fim de atrair o número máximo de empresas expositoras e visitantes internacionais, a Alimentaria pretende renovar os seus acordos de colaboração com o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação de Espanha, a Federação das Indústrias Alimentares e de Bebidas (FIAB), e ICEX Espanha Exportação e Investimento, entre outras entidades setoriais da mais alta representatividade.

Alimentaria terá lugar de 12 a 15 de março de 2024 no recinto da Gran Vía, em Barcelona
Alimentaria terá lugar de 12 a 15 de março de 2024 no recinto da Gran Vía, em Barcelona.

Alimentaria e Hostelco, uma plataforma poderosa

A Alimentaria, que se realiza de dois em dois anos, decorre pelo terceiro ano consecutivo ao lado da Hostelco, o Salão Internacional de Equipamentos de Restauração, Hotelaria e Catering. A Alimentaria & Hostelco (A&H) será mais uma vez a melhor plataforma de internacionalização, negócios e inovação para fornecer à indústria alimentar e de bebidas e equipamentos de hotelaria a maior oferta intersetorial do mercado.

A fim de satisfazer as necessidades do setor hoteleiro, a Alimentaria 2024 terá lugar algumas semanas antes do que nas edições anteriores e terá lugar de 12 a 15 de março, datas que favorecem grandemente os interesses da oferta e procura do certame.

Durante as suas edições anteriores, a plataforma Alimentaria & Hostelco conseguiu aumentar as sinergias entre as indústrias alimentares e de bebidas, gastronomia e turismo, que em conjunto representam quase 25% do PIB de Espanha. Em 2024, a interação e a complementaridade entre a Hostelco e a Restaurama, o certame de alimentos e bebidas de Alimentaria e Food Service, será ainda mais visível, especialmente nas atividades conjuntas de valor acrescentado programadas para a ocasião. Assim, serão realizados workshops, aulas gastronómicas e showcookings em vários espaços por chefs de topo, bem como debates e apresentações por especialistas em restauração e hospitalidade, entre muitas outras propostas.

Máxima especialização

A Alimentaria 2024, juntamente com a Hostelco, planeia ocupar quase todo o recinto da Gran Vía na Fira de Barcelona, nos pavilhões de 1 a 7. A sua oferta será mais uma vez estruturada em torno de vários setores-chave, encabeçada pela Intercarn, a mostra para a indústria da carne e dos produtos cárneos. Além disso, será novamente criada uma área Foodtech para fornecer soluções transversais para processos, equipamento, tecnologia, indústria 4.0 e ingredientes para a cadeia de valor da indústria alimentar.

Outras mostras verticais que complementam a oferta da Alimentaria são a Interlact (indústria de laticínios); Expoconser (setor das conservas), Snacks, Biscoitos & Confeitaria (doces e aperitivos); Restaurama (Food Service), Fine Foods (produtos e azeites gourmet, incluindo a área de degustação The Olive Oil Bar) e a Organic Foods (produtos biológicos). Por seu lado, a Alimentaria Trends será uma incubadora para vários setores de nicho emergentes tais como halal, kosher, funcional, 'free from' e 'plant-based'.

Além disso, A Grocery Foods será o bastião de grandes empresas alimentares; Pavilhões Internacionais abrigarão a crescente oferta internacional e Lands of Spain apresentarão a riqueza e diversidade dos produtos locais das várias comunidades autónomas espanholas.

A Alimentaria, que se realiza de dois em dois anos, decorre pela terceira vez consecutiva em conjunto com a Hostelco
A Alimentaria, que se realiza de dois em dois anos, decorre pela terceira vez consecutiva em conjunto com a Hostelco.

A inovação no centro do debate

As propostas para apoiar a inovação serão uma pedra angular da próxima edição da Alimentaria. A este respeito, a área The Alimentaria Hub voltará a ser o principal observatório de tendências do setor, com base em seis temas transversais que estão totalmente em sintonia com as tendências do mercado: I+D+i e valor da marca; Nutrição, saúde e bem-estar; Internacionalização e globalização; Distribuição e retalho; Marketing e comunicação; e Sustentabilidade 360º.

Os vários espaços do The Alimentaria Hub irão promover as propostas mais inovadoras da indústria, abordando desafios como a sustentabilidade, a economia circular, a transformação digital, articulados através de discursos, apresentações, entrega de prémios e exposições. Mais uma vez, acolherá as exposições Innoval and Best Awards, bem como o Congresso Internacional de Dieta Mediterrânica, e Food&Hospitality Startup Revolution, uma área específica para mostrar as empresas mais disruptivas e as startups de ponta do setor, entre outras atividades.

Antes do final do ano, a Alimentaria anunciará a renovação do seu Comité Organizador, um órgão diretivo que será composto por personalidades com grande peso específico na indústria e distribuição de alimentos e bebidas, desde as suas principais empresas às suas associações setoriais mais representativas, bem como às principais instituições do setor.

Na última edição da Alimentaria, realizada em conjunto com a Hostelco em abril de 2022, participaram cerca de 3.000 empresas expositoras, 29% das quais internacionais, de 57 países, e mais de 100.000 visitantes, 23% dos quais vindos de 150 países. Os organizadores convidaram cerca de 1.500 importantes compradores, importadores e distribuidores da Europa, América Latina, EUA, Ásia, África e Médio Oriente, tendo sido realizadas mais de 13.000 reuniões de negócios.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial