Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Há uma nova Pós-Graduação em Portugal dedicada à sustentabilidade alimentar

07/12/2022
foto

Iniciativa arranca em janeiro de 2023, em regime b-learning (maioritariamente à distância).

Combater a degradação ambiental e dos recursos naturais é um dos principais desafios da atualidade. Neste contexto, a alimentação tem um papel fundamental, pelo que promover uma maior sustentabilidade alimentar é algo emergente.

Desta forma, será importante uma melhor perceção deste conceito a da capacidade de o adaptar ao dia-a-dia, nomeadamente na prática profissional, com o fortalecimento das bases transversais que podem levar a um aconselhamento e integração do conceito em todas as dimensões da prática profissional.

Esta Pós-Graduação pretende transmitir conceitos, experiências e casos práticos da promoção de uma maior sustentabilidade alimentar. Focada nas várias etapas do ciclo de vida de um alimento, pretende transmitir conhecimentos e reflexões que permitam ao aluno fazer e aconselhar escolhas alimentares mais conscientes e sustentáveis.

Para além de uma abordagem aprofundada, desde a produção ao consumo alimentar em diferentes Unidades Curriculares, será possível enriquecer esta Pós-Graduação com Seminários direcionados para diversos temas que permitam cruzar experiências no terreno e reflexões sobre novos caminhos a seguir, de forma a promover mais sustentabilidade alimentar, alicerçada nos pilares do ambiente, sociedade e economia.

Data de realização do curso

janeiro de 2023

Áreas de conhecimento

Nutrição

Estrutura curricular

Unidade Curricular 1 - Sustentabilidade alimentar: enquadramento histórico e concetual

Unidade Curricular 2 - Avaliação de sustentabilidade alimentar

Unidade Curricular 3 - Economia Circular

Unidade Curricular 4 - Sistemas Sustentáveis de Produção Vegetal

Unidade Curricular 5 - Sistemas Sustentáveis de Produção Animal

Unidade Curricular 6 - Sustentabilidade na Transformação e Distribuição alimentar

Unidade Curricular 7 - Consumo alimentar e sustentabilidade

Unidade Curricular 8 - Gestão de resíduos

Unidade Curricular 9 - Educação de sustentabilidade alimentar ao consumidor

Unidade Curricular 10 - Seminários

Objetivos

1. Explorar diversas temáticas ligadas à sustentabilidade alimentar.

2. Promover a reflexão e a análise de temas ligados à sustentabilidade alimentar;

3. Aprofundar o conhecimento sobre sustentabilidade alimentar nas diversas componentes do ambiente, sociedade e economia;

4. Contactar com situações reais de aplicação dos conceitos da sustentabilidade alimentar;

5. Capacitar os profissionais para uma prática mais assertiva e baseada em evidência científica no campo da aplicação da sustentabilidade alimentar.

Metodologia

Os temas que compõem este curso serão leccionados em aulas teóricas, teórico-práticas e seminários, cuja finalidade será fazer uma docência interactiva com o aluno. 

Destinatários

Nutricionistas, engenheiros alimentares, médicos, enfermeiros, marketeers, profissionais da área da comunicação ou outros licenciados que pretendam aprofundar os seus conhecimentos na área da sustentabilidade alimentar de uma forma transversal.

LFAEmpack - Logistics & Automation 19 - 20 abril 2023

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial