The Overview Effect, a empresa Minsait especializada em impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável nas empresas, acaba de apresentar o relatório Change Perspectives, no qual analisa os desafios enfrentados pelo setor de consumo e retalho em termos de sustentabilidade nas esferas social e ambiental. Os desafios que, como explica o CEO Nacho Rivera, “são também grandes oportunidades para a transformação rumo a um sistema alimentar que reduz os danos ambientais, promove a regeneração dos ecossistemas e oferece aos consumidores produtos seguros e saudáveis que garantem o seu bem-estar”.
Dos desafios identificados no documento destacam-se os 26% de emissões provenientes dos alimentos que produzimos e consumimos, 30% de emissões geradas por alterações no uso do solo e 8,4% de mortes causadas pela obesidade em todo o mundo. Desafios que provocam mudanças nos hábitos de consumo e levam as empresas do setor a “oferecer produtos mais sustentáveis e mais saudáveis nas prateleiras”, de acordo com The Overview Effect, sendo necessário evoluir não só nestes artigos, mas também na experiência de compra na loja.
Para a filial da Minsait, uma empresa Indra, é importante passar de uma visão marcada pela gestão de risco e conformidade regulamentar para uma visão que transforme o modelo empresarial, entendendo a sustentabilidade como outro elemento gerador de valor para as marcas.
Em Portugal, o avanço para uma economia mais circular é um desafio multidisciplinar que implica um conjunto de estratégias públicas e privadas que prevejam respostas plenamente alinhadas com os objetivos a que Portugal se propôs no âmbito do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 das Nações Unidas.
The Overview Effect identifica no seu relatório dez passos para que o setor de consumo e retalho avance para um modelo económico mais sustentável:
Iniciativas em curso
“Uma das grandes mudanças necessárias para impulsionar a transformação rumo à sustentabilidade consiste em compreender que é possível crescer economicamente e gerar impacto positivo. A relação entre crescimento económico e sustentabilidade é cada vez mais clara e as empresas que não integrem este princípio no seu modelo terão muita dificuldade em existir no futuro”, diz Nacho Rivera, que acredita que “as grandes soluções no setor do consumo e do retalho serão criadas nos próximos anos e serão feitas a partir de uma perspetiva inovadora e sistémica”.
O trabalho do The Overview Effect centra-se na identificação de novos modelos empresariais sustentáveis que ajudam as empresas a alcançar uma nova geração de consumidores e a aumentar o valor diferencial do produto final.
Das suas iniciativas destacam-se a Renatura, a plataforma digital que liga as empresas interessadas em realizar projetos de regeneração com as organizações que os executam no terreno, a fim de encorajar a conservação da biodiversidade e da riqueza socioeconómica das áreas em questão.
Outro projeto do The Overview Effect é o Carbon Positive, uma ferramenta que ajuda as áreas de negócio a desenvolver novos produtos sustentáveis. Entre outras capacidades, permite analisar processos de conceção de produtos e realizar simulações para encorajar a tomada de decisões antes do lançamento de novos produtos e embalagens.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa