A marca de café da Nestlé anunciou o seu plano de ação para a presente década com a visão e a ambição para a área da sustentabilidade.
A Nescafé, a maior marca de café da Nestlé e um dos cafés mais apreciados no mundo, apresentou esta semana, o seu extenso plano para ajudar a tornar a cultura do café mais sustentável: o Nescafé Plan 2030. A marca está a trabalhar em conjunto com os produtores de café para os apoiar na transição para uma agricultura regenerativa enquanto acelera o trabalho que tem vindo a realizar ao longo de uma década no âmbito do Nescafé Plan.
Para este efeito, a marca anunciou um investimento de mais de mil milhões de francos suíços até ao final da década para o Nescafé Plan 2030. Este investimento vem reforçar o Nescafé Plan já existente, à medida que a marca expande o seu trabalho na área da sustentabilidade. Com o financiamento a práticas agrícolas regenerativas, feito pela Nestlé, o Grupo está a seguir o seu compromisso de acelerar a transição para um sistema alimentar regenerativo e a contribuir para a ambição de atingir Net Zero até 2050.
“As alterações climáticas estão a pressionar as zonas de cultivo de café”, afirma David Rennie, Head of Nestlé Coffee Brands. “Com base nos 10 anos de experiência do Nescafé Plan, estamos a acelerar o nosso trabalho para ajudar a combater as alterações climáticas e enfrentar os desafios sociais e económicos que se colocam às cadeias de valor de Nescafé”, adiantou.
O aumento das temperaturas reduzirá em 50% a área adequada ao cultivo de café até 20501. Simultaneamente, cerca de 125 milhões de pessoas dependem do café para a sua subsistência2 e estima-se que 80% das famílias de cafeicultores vivam no limiar da pobreza ou abaixo deste3. É, por isso, necessário aplicar medidas para assegurar a sustentabilidade do café a longo prazo.
“Como marca de café líder mundial, Nescafé ambiciona ter um impacto real e global na produção de café”, disse Philipp Navratil, Head of Nestlé’s Coffee Strategic Business Unit. “Queremos que os cafeicultores prosperem tanto quanto queremos que o café tenha um impacto positivo no meio ambiente. As nossas ações podem ajudar a impulsionar mudanças neste sentido em toda a indústria do café”, vincou.
Apoiar a transição dos agricultores para uma cultura de café regenerativa
A agricultura regenerativa é uma abordagem à agricultura que visa melhorar a saúde e a fertilidade dos solos, bem como proteger os recursos hídricos e a biodiversidade. Solos mais saudáveis são mais resistentes aos impactos das alterações climáticas e podem aumentar os rendimentos, ajudando a melhorar os meios de subsistência dos agricultores.
A marca Nescafé compromete-se a fornecer aos agricultores formação, assistência técnica e plântulas de café de alto rendimento para ajudá-los na transição para práticas de cultivo de café regenerativas. Alguns exemplos de práticas de agricultura regenerativa incluem os seguintes fatores:
Plantação de culturas de cobertura para ajudar a proteger o solo, o que também ajuda a adicionar biomassa ao solo, e a aumentar a matéria orgânica do solo e, portanto, o sequestro de carbono desse mesmo solo.
A integração de fertilizantes orgânicos contribui para a fertilidade do solo, o que é essencial para a boa saúde do mesmo.
O aumento de práticas agroflorestais e de culturas interdependentes contribui para a preservação da biodiversidade.
A poda dos cafeeiros já existentes ou a sua substituição por variedades resistentes a doenças e a alterações climáticas ajudará a rejuvenescer os campos de café e a aumentar os rendimentos dos agricultores.
A Nescafé irá trabalhar em conjunto com os cafeicultores para testar, estudar e avaliar a eficácia de várias práticas agrícolas regenerativas, com foco em sete origens principais, de onde a marca obtém 90% do seu café: Brasil, Vietname, México, Colômbia, Costa do Marfim, Indonésia e Honduras.
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