Tetra Pak Tubex Portugal - Produção de Palhinhas para Bebidas, Lda.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

“Fiambre poderá ser mais barato, se o Governo assim quiser”

05/10/2022
A indústria da Carne reivindica a redução do IVA dos produtos à base de carne (fiambre, mortadela, chouriço, presunto, salsicha de lata, entre outros), para a taxa reduzida de 6%, o que poderá fazer poupar às famílias portuguesas um valor anual de perto de 80 milhões de euros.
Imagen

A Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes (APIC) alerta para o facto do valor do IVA do fiambre, do chouriço da salsicha de lata, do presunto e de outros transformados de carne, terem em Portugal, o valor do IVA de 23% (taxa máxima), enquanto, noutros países se aplica a taxa reduzida a esta categoria de produtos, por serem bens essenciais.

A APIC, preocupada com o preço de venda aos consumidores portugueses, tem tentado junto do Governo, a redução do IVA, contudo, "e apesar da nossa insistência, não tem havido abertura por parte do governo para reduzir o valor do IVA, tal como acontece em Espanha e muitos outros países europeus", salienta a associação em comunicado.

De acordo com o código do imposto sobre o valor acrescentado, produtos transformados de origem animal, tais como o queijo, tem o valor do IVA de 6 %, enquanto no caso de produtos transformados de carne tem o valor de 23%.

"Veja-se o exemplo paradigmático da sandes mista, com queijo e fiambre/presunto. Os consumidores pagam o valor do IVA do queijo a 6 % e pagam o valor do IVA do fiambre/presunto a 23%. A APIC repudia esta disparidade e reclama a uniformização das taxas de IVA dos produtos transformados, sejam eles de carne ou de leite de 23% para a taxa reduzida de 6%", defende a APIC.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    14/07/2025

  • Newsletter iAlimentar

    07/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial