Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Sargaço é tema de exposição em Vila do Conde

23/09/2022

'Sargaço: ontem, hoje e amanhã' é o tema da mostra patente de 28 de setembro a 23 de dezembro no Município de Vila do Conde, e de 7 de outubro a 7 de novembro, no Município da Póvoa de Varzim.

Imagen
O sargaço é uma mistura de diferentes algas muito rica em matéria orgânica, minerais e compostos bioativos. A sua apanha e uso na agricultura foi uma atividade económico-social consideravelmente importante no Litoral Norte, sendo atualmente uma prática quase extinta. De forma a promover as multipotencialidades do sargaço desta região, o desenvolvimento local e valorização da sua história e tradição é promovida a exposição 'Sargaço - Ontem, Hoje e Amanhã!', que irá arrancar a 28 de setembro no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde e a 7 de outubro no Centro Póvoa Empresas, na Póvoa de Varzim.

A exposição, organizada pelo CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde e pelo MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Polo da Universidade de Coimbra, irá permitir aos visitantes conhecerem mais sobre esta mistura de algas, as multipotencialidades da sua utilização, a perspetiva histórica da apanha do sargaço, a sua importância para a comunidade piscatória da região, e, ainda, o futuro deste recurso.

Esta é uma iniciativa integrada nas atividades do projeto 'VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litoral', desenvolvido no âmbito do UC MAR, promovido pela Universidade de Coimbra, o MAREFOZ (MARE-UC), tendo como parceiros o Centro de Neurociências e Biologia Celular (UC), a Escola Superior Agrária de Coimbra (IPC), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, contando com o apoio dos Municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

O projeto 'VALSAR' encontra-se em desenvolvimento nos Municípios de Vila do Conde e de Póvoa de Varzim, e pretende valorizar as multipotencialidades do sargaço da Costa Litoral Norte, promover o desenvolvimento local através de um recurso natural da região e valorizar a história e tradição do sargaço da Costa Litoral Norte.

O VALSAR é um projeto cofinanciado pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP - Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.

Mais informações em www.uc.pt/valsar.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial