Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Hinojosa: a primeira empresa do setor do packaging a obter certificação ODS da AENOR

20/07/2022
O Hinojosa Packaging Group, que atua na área das soluções sustentáveis de embalagem no sul da Europa, ao qual pertence a empresa portuguesa Graphicsleader, converteu-se na primeira empresa do setor do packaging a obter a Certificação da AENOR, o que acredita a sua contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Imagen
Este reconhecimento certifica que a companhia integra a sustentabilidade como pilar essencial da sua estratégia de crescimento para 2023. Deste modo, dispõe de um esquema de gestão sustentável alinhado com uma referência internacional amplamente aceite, permitindo-lhe padronizar e transmitir os seus compromissos aos principais grupos de interesse.
Para obter a certificação, a Hinojosa fez uma análise desde a base de abastecimento e logística de entrada, produção, distribuição, uso e fim de vida útil dos produtos, de modo a determinar os ODS em cada etapa da sua cadeia de valor. Após a análise, e tendo em conta o impacto e a influência dos grupos de interesse, a Hinojosa integrou no seu plano estratégico os ODS relevantes identificados, através de ações e objetivos específicos para os alcançar.

Da estratégia à ação

Desde o seu início, a Hinojosa aposta num modelo de negócio baseado na economia circular. A sua missão é aumentar o bem-estar comum através de soluções de embalagens sustentáveis, tendo em conta três aspetos fundamentais: a redução da sua pegada de carbono e o aumento do uso de energias renováveis, a elaboração de produtos socialmente responsáveis e a obtenção de um nível de excelência na formação de todos os seus colaboradores.

Entre as principais ações sustentáveis realizadas pela Hinojosa até à data, destaca-se a valorização dos seus resíduos acima de 95,6%, em 2021, o uso de matérias-primas de origem renovável em 98,9% e de origem reciclada em 87,7%; e ainda o reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados na fabricação de embalagens.

Atualmente, a companhia utiliza energia 100% renovável em todas as suas fábricas em Espanha, uma iniciativa que pretende alargar a todas as suas fábricas a nível internacional. Em 2020, o Grupo Hinojosa definiu no seu plano estratégico reduzir a pegada de carbono em 30% para 2023. Até à data, a companhia conseguiu reduzi-la para 26,1% através de diversas iniciativas.

Relativamente ao compromisso com as pessoas, o grupo desenvolveu 484 ações de formação durante 2021, o que se traduziu em 36.954 horas de formação aos seus colaboradores. Para a Hinojosa, duas das suas três linhas estratégicas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) centram-se no desenvolvimento de ações dirigidas aos seus trabalhadores, promovendo o desenvolvimento do seu talento num ambiente de trabalho saudável e realizando ações sociais e ambientais que possam criar um impacto positivo no meio ambiente.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial