Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

8,1 milhões de euros para requalificar frente marítima de Vila do Conde

01/07/2022
foto
Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação
Projeto é financiado a 100% pelo POMar2020. Inauguração decorre amanhã e conta com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação.
Amanhã, dia 2 de julho, às 11 horas, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, inauguram os 115 novos Armazéns de Aprestos da APMSHM - Associação Pro Maior Segurança dos Homens do Mar e que integram o projeto de requalificação urbanística da zona do porto de pesca, na frente marítima de Vila do Conde.

Trata-se de uma intervenção que abarcou uma área de 30 mil metros quadrados e que reabilitou uma zona degradada do concelho de Vila do Conde. Segundo o governo a obra proporcionou o reequilíbrio entre as funções piscatórias e o desenvolvimento urbanístico e turístico do território, através da concretização de um projeto com características inovadoras na sua relação da cidade com o mar, a nível paisagístico, ambiental, morfológico e socioeconómico.

Trata-se de um projeto 100% financiado pelo POMar2020, num montante superior a 8,1 milhões de euros. Um projeto que, explica o governo, permitiu dotar os profissionais da pesca do Porto de Pesca Póvoa de Varzim / Vila do Conde de melhores condições de trabalho em terra, reforçando a sua competitividade e resiliência, suprimindo as necessidades dos pescadores e armadores com espaços para a armazenagem, reparação de aprestos e reciclagem de redes de pesca inutilizadas.

A implementação de sistemas de eficiência energética (painéis fotovoltaicos e térmicos), sistemas de controlo e segurança com a informatização da gestão do complexo, foi outra das vertentes desta intervenção urbanística, que permitiu também a criação de um espaço inovador de exposição de produtos de empresas do setor da pesca e um espaço para demonstração de procedimentos e equipamentos de segurança na atividade piscatória.

A cerimónia de inauguração tem início às 11 horas na Zona Portuária - Molhe Norte, 142, Póvoa de Varzim, e conta com a participação da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, do presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Manuel Moreira Costa, e do presidente da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, Aires Henrique do Couto Pereira.

LFAExposalão - Centro de Exposições, S.A. : expo Alimenta

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial