Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Porto de Aveiro usa 5G da Vodafone para monitorizar e gerir a carga em tempo real

30/06/2022
Imagen
Solução vai contribuir para minimizar o impacto ambiental e reduzir custos operacionais.
A adoção do 5 G da Vodafone vai permitir que o Porto de Aveiro monitorize e faça a gestão da sua carga em tempo real. Segundo a Vodafone isso acontecerá através de soluções de replicação digital e de aplicações e dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada.

A solução vai ser implementada em parceria com a Ericsson e, como explica a Vodafone, será utilizada pelos operadores portuários. Uma das vantagens é a de contribuir para reduzir a pegada ambiental das atividades e melhorar a eficiência, a segurança e rentabilidade das operações.

Este projeto consiste numa prova de conceito de Gestão de Carga que, assente numa rede privada 5G de última geração, em software logístico dedicado e em câmaras de alta definição, começou a ser implementada em maio num dos armazéns do Terminal Multiusos da Administração do Porto de Aveiro e possibilitará avanços substanciais aos operadores portuários na localização, movimentação e armazenamento de cargas neste que é um dos cinco maiores portos do País.

A parte da solução desenvolvida pela Ericsson está assente nas tecnologias estudadas e testadas como parte do projeto Corealis para os portos, no âmbito do programa europeu Horizonte 2020. Baseia-se num Core 5G Stand Alone dedicado e integra sensores 5G com uma série de aplicações de software inovadoras as quais, correndo sobre a rede 5G da Vodafone, permitem uma operação completa, eficiente e sustentável do terminal portuário.

Através de uma aplicação os operadores poderão identificar, em tempo real, a posição de toda a carga numa área designada do terminal. Além disso, e recorrendo a um Expert System e a tablets com realidade aumentada, poderão guiar as operações de carga e armazenamento dos fretes.

Uma terceira inovação é a disponibilização de um gémeo digital, uma réplica do terminal em tempo real construída com informações recolhidas a partir da carga, do plano de carga, dos fretes e dos veículos. Além de usar um algoritmo logístico especializado para organizar e posicionar os fretes, com óculos de realidade virtual será possível simular uma operação de carga completa, verificando fretes e a sua posição e definindo a melhor estratégia para a operação.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial