Tetra Pak Tubex Portugal - Produção de Palhinhas para Bebidas, Lda.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Açores apoia preservação de juntas de bois da raça Ramo Grande

21/06/2022
António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural
António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.
Este é o primeiro apoio de preservação e manutenção das juntas de bois da raça autóctone.
A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, através da Direção Regional da Agricultura, instituiu, pela primeira vez, um apoio à preservação e manutenção das juntas de bois da raça autóctone Ramo Grande.

Segundo informações disponibilizadas pelo governo açoriano a comparticipação financeira aos produtores detentores destes bovinos tem por base o facto de a raça autóctone Ramo Grande ser originária da Região Autónoma dos Açores, e existir a necessidade premente de a preservar como um património identitário e garante da biodiversidade genética.

“O incentivo visa relevar o papel primordial que os bovinos desta raça representaram na Região desde o povoamento das ilhas no desenvolvimento da atividade agrícola, atendendo à sua tripla aptidão”, esclarece António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

O governante lembrou ainda que estes bovinos são utilizados na “produção de carne, leite e trabalho” e, ainda, têm também uma “participação assídua nos cortejos etnográficos e nas festividades tradicionais, sobretudo as associadas ao culto ao Divino Espírito Santo”.

O que leva António Ventura a afirmar que “é de grande interesse para a conservação futura desta raça e desperta grande entusiasmo na população, quer nos locais, quer nos visitantes, e sobretudo nos da diáspora por relembrarem todas as atividades agrícolas que eram realizadas com estes bovinos pelos seus antepassados”.

Nesta medida foram aprovadas 30 candidaturas, num valor global de cerca de 14.500,00 euros, que corresponde a 34 juntas de bois, oriundas das ilhas de São Jorge, São Miguel, Terceira e Faial. A ilha de São Jorge representa 59% das juntas de bois a serem apoiadas, seguida por São Miguel com 26%. De referir que é na ilha de São Jorge que se encontram cerca de metade dos criadores e dos bovinos desta raça.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    30/06/2025

  • Newsletter iAlimentar

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial