Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Nestlé e Nova Medical School desenvolvem produtos alimentares inovadores

10/06/2022
Parceria pioneira entre a Indústria Alimentar e a Academia.
foto

A Nestlé e os alunos finalistas da licenciatura em Ciências da Nutrição da NOVA Medical School (NMS) trabalharam em conjunto, nos últimos três meses, no desenvolvimento de produtos à base de cereais, saudáveis e sustentáveis desde a sua origem, no âmbito projeto 'Cereals for All – Creating the Future of Cereals'.

Esta é uma parceria inédita em Portugal, entre uma empresa da indústria alimentar e a Academia, que resulta de um protocolo de colaboração entre a Nestlé Portugal e a Nova Medical School com vista à inovação em produtos alimentares que se distingam pelo seu caráter “healthy and sustainable by design” e que sejam nutricionalmente adequados para a população-alvo à qual se destinam.
Deste trabalho, apresentado a júri no final de maio em pitch final, resultaram cinco projetos nas áreas de Saúde Infantil, Conveniência, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Envelhecimento Ativo que passarão agora às respetivas fases de teste e prototipagem. Ao longo do processo de desenvolvimento os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso no processo criativo de inovação de um novo produto alimentar à base de cereais, sempre acompanhados pela direção técnica das equipas de Inovação e Marketing da Nestlé Portugal e com foco nas necessidades reais do mercado, utilizando o know-how da Nestlé em produção alimentar.

“O encontro entre a Nova Medical School e a Nestlé traz uma possibilidade transformadora na criação de novos produtos na área dos cereais, um segmento muito importante para o nosso negócio. Com esta parceria, pretendemos trazer uma perspetiva fresca para a criação de novos conceitos, pretendemos envolver a geração de nutricionistas do futuro neste processo e dar-lhes poder. Mas queremos também aprender sobre o conhecimento científico mais recente na criação de produtos à base de cereais, permitindo que sejam reconhecidos pela comunidade científica como “saudáveis e sustentáveis desde a origem”. Esta visão é possível com esta inédita parceria com a Nova Medical School e a Nestlé. Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado até nesta fase, não são só com a abertura, mas também com a adesão dos alunos”, afirma Andreia Vaz, Diretora Ibérica de Nestlé Innovation Beyond the Core.

Por seu lado, Helena Canhão, Diretora da Nova Medical School, sustenta que “esta parceria é muito importante e vai ao encontro da estratégia da Nova Medical School que aposta num ensino baseado na aquisição de competências práticas, no raciocínio clínico e na evidência científica, colocando, sempre, o conhecimento ao serviço da comunidade”.

Ao longo dos três meses de trabalho conjunto, os alunos da licenciatura em Ciências da Nutrição da NMS desenvolveram um trabalho imersivo com a Nestlé, tendo visitado uma das suas principais fábricas em Portugal, a Fábrica de Avanca, que produz, entre outras, marcas icónicas como o Cerelac, o Nestum, o Chocapic e Mokambo. Foram ainda realizadas Power Sessions, para que os alunos aprendessem sobre o processo de desenvolvimento de novos produtos, e sessões de mentoria com os vários especialistas da Nestlé.
LFA

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial