Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Segurança alimentar na UE: arranca a segunda edição da campanha #EUChooseSafeFood

07/06/2022

Qual é a diferença entre “consumir até” e “consumir de preferência antes de” nos rótulos dos meus alimentos? Existem regras de higiene alimentar que devo seguir em casa para manter a minha família segura? Devo preocupar-me com os aditivos alimentares? Estas são algumas das questões colocadas pelos consumidores europeus que a campanha #EUChooseSafeFood tem vindo a responder, traduzindo a ciência por detrás da segurança alimentar da UE. Com base numa primeira fase de sucesso, foi lançado um segundo ano da campanha para cobrir uma série de novos tópicos.

Imagen

A ASAE e a EFSA continuam a sua missão de ajudar os europeus a fazer escolhas alimentares com confiança, prolongando a bem-sucedida campanha #EUChooseSafeFood por um segundo ano. A campanha explica o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar.

Ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre as escolhas alimentares diárias é o objetivo da campanha #EUChooseSafeFood que, em toda a União Europeia, oferece informação prática e acessível que os consumidores podem utilizar quando compram e consomem alimentos - desde ajudar a ler os rótulos e a compreender os aditivos, até fornecer conselhos sobre a preparação e armazenamento de alimentos. Visa, assim, encorajar os europeus a fazer escolhas alimentares confiantes, explicando o papel crítico desempenhado pela ciência e pelos cientistas na segurança alimentar.

Lançado a 7 de junho, no Dia Mundial da Segurança Alimentar, o segundo ano da campanha segue o primeiro, expandindo a gama de tópicos sobre os quais os consumidores podem aprender, adicionando temas como a saúde vegetal, novos alimentos, e suplementos alimentares.

Flipa Melo de Vasconcelos, Subinspetora-Geral da ASAE, dá as boas-vindas à campanha em Portugal: “esta nova campanha visa capacitar os consumidores com informação que permita dar-lhes confiança nas escolhas saudáveis para si próprios e para as suas famílias, onde quer que se encontrem na Europa. Esta importante iniciativa irá reforçar positivamente a confiança dos consumidores no sistema de segurança alimentar da UE, que é apoiado por evidência científica e, como tal, a geografia alimentar mais segura do mundo. Esta campanha fortalece ainda a cooperação em curso entre todas as partes interessadas, a EFSA e a ASAE, enquanto Autoridade de Segurança Alimentar responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar e seu ponto focal nacional”.

Imagen

Visando principalmente os cidadãos europeus entre os 25 e os 45 anos, a campanha irá também explicar o papel da EFSA e o seu contributo para a regulamentação europeia que protege os consumidores e todos os elos em toda a cadeia alimentar.

Um toolkit #EUChooseSafeFood incluindo visuais, curtas-metragens e posts de redes sociais em diferentes idiomas está disponível no website da campanha, facilitando o envolvimento das autoridades e associações nacionais na campanha.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial