Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Agroalimentar é um dos setores mais afetados com o aumento dos custos da energia

31/05/2022

Produtos Alimentares Carina poupa 60% no consumo da energia com a instalação de central fotovoltaica da Ecoinside.

Imagen

A unidade fabril Carina – Produtos Alimentares, dedicada à confeção de produtos alimentares e localizada em Chaves, vai alcançar a autonomia de 60% do consumo energético, com a instalação de 220 painéis solares. A intervenção é da responsabilidade da tecnológica de energias renováveis Ecoinside e é financiado pela sueca Bright Sunday.

“Esta ação marca o arranque da estratégia de sustentabilidade da marca Carina e ganha importância acrescida numa altura em que a subida registada dos preços da energia penaliza os custos de produção das fábricas e que tem impacto real na sustentabilidade dos negócios”, salienta Octávio Borges, Administrador da Produtos Alimentares Carina.

A intervenção orçada em 80 mil euros, não representou, no entanto, custos para a unidade fabril, que poderá usufruir da energia gerada pela Unidade de Produção para Autoconsumo durante o período de 12 anos, momento em que a central fotovoltaica passa para propriedade da fábrica. Da energia produzida pela central fotovoltaica, 75% é para usufruto da fábrica Carina e 25% será vendida à rede.

“O agroalimentar e´, em geral, um setor com consumos energéticos bastante significativos e, na sua grande maioria, tem cadeias de frio que implicam consumos energéticos constantes. Apesar de as empresas, muitas vezes, olharem para o custo energético como algo inevitável, não tem de ser assim, a energia pode e deve ser alvo de racionalização através do recurso a fontes renováveis e da promoção da eficiência energética”, explica António Cunha Pereira, CEO da Ecoinside.

Recorde-se que, a nível global, o setor agroalimentar é responsável por 14% das emissões de gases com efeito de estufa. A ECOINSIDE conta já com cerca de uma dezena de projetos neste setor de atividades, intervenções que, na totalidade, produzem energia suficiente para o consumo de 719 famílias, ou o equivalente a plantar 24 975 árvores.

REVISTAS

Easy fairs Iberia - PortoSiga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial