Transformar o corte através da inovação
O corte de porções frescas e prontas a cozer, de qualquer tamanho e forma, é agora, mais do que nunca, um processo vital para a indústria da carne. Isto aplica-se igualmente a processadores que fornecem tanto a retalho como serviços alimentares, bem como a talhos artesanais tradicionais.
A Marel tem uma longa história no fornecimento de soluções de corte de porções de primeira linha, e com as recentes aquisições da MAJA e TREIF, a Marel pode agora ligar talhos e processadores de carne com uma seleção inigualável de soluções para todas as suas necessidades, para além das soluções de software da Marel, líder na indústria, para melhorar o rendimento e a produtividade. Os clientes da Marel beneficiam e adaptam-se, rápida e eficientemente, às exigências dos seus clientes e às tendências de mercado em rápida evolução.
Oferecendo a gama mais ampla e versátil do mercado, a Marel ajuda a transformar carne fresca em porções uniformes de alto valor com um peso fixo e espessura fixos e forma uniforme. Os especialistas da Marel ajudam os clientes a definir a solução de porções que melhor se adapta às suas necessidades individuais.
Duas novas soluções para o corte volumétrico de porções de qualidade
A V-Cut 300 foi apresentada na IFFA como a mais recente inovação da gama completa de cortadores de porções volumétricas controladas por peso da Marel. Foi desenvolvido para processadores de carne de volume médio e alto com foco no retalho e serviço alimentar, e foi concebido para oferecer multifuncionalidade com o maior grau de flexibilidade e desempenho possível, combinado com a qualidade insuperável das porções.
O molde de porção adaptável único da V-Cut 300, com função de compressão lateral, proporciona maior rendimento e reduz a perda de produto. De facto, os produtos primários maiores e de forma irregular não precisam de ser aparados antes do corte para se ajustarem ao molde. Para evitar as porções manuais e carregamento de bandejas, o processo de corte pode ser combinado com o módulo de embalagem de porções.
Para talhos de média dimensão e processadores industriais que operam pequenas linhas, a Marel lança a V-Cut 180, uma cortadora de porções volumétrica multifuncional que pode ser expandida à medida que o seu negócio cresce. A máquina é oferecida dentro de uma gama de preços muito atrativa, com base no desempenho. Os clientes podem configurar a sua máquina com complementos que se ajustam individualmente, tais como módulos para cortar costeletas de porco com osso, para cubos e tiras uniformes, ou para ligação ao Innova, o software de controlo de produção da Marel concebido para otimizar o desempenho.
V-Cut 300.
Corte de porções finas sem congelamento da crosta
A procura de porções mais leves e mais finas está a aumentar; hoje em dia, e já são a base para refeições da moda, tais como paillard francês, shabu-shabu japonês, piccata milanesa, o Wiener Schnitzel austríaco, etc. A porção mais fina permite cortar a matéria-prima menos tenra em porções com tempos de cozedura curtos. Isto permite aos processadores criar mais valor a partir de matérias-primas que anteriormente eram consideradas menos valiosas.
Cortar porções finas e precisas de peso e boa aparência pode ser um desafio. Requer frequentemente o congelamento da crosta e adiciona entre 50.000 e 100.000 euros ao investimento, para além dos custos operacionais.
Na IFFA, a Marel apresentou uma nova solução para porções finas, concebida para cortar porções até 3 mm de espessura. Oferece produção de porções individuais ou lotes de porções sob a forma de pinos, e não exige que as matérias-primas sejam congeladas em crosta.
A apresentação perfeita dos produtos TREIF, agora Marel
Quando se trata de fatiar e cortar produtos de carne, a TREIF (agora parte da Marel) oferece uma vasta gama de opções para processadores e talhos industriais, combinando alta precisão, fiabilidade, baixo custo de propriedade e sustentabilidade.
Na IFFA foi apresentada a nova Divider LineUp, uma cortadora de fiambre plug-and-play com funcionamento semiautomático. Oferece um carregamento rápido e ergonómico, um sistema de corte inteligente e uma surpreendente flexibilidade do produto.
A nova geração de cortadores ajuda a poupar custos energéticos. Não necessitam de corte a vácuo como outros sistemas de corte. Por conseguinte, requerem menos rotações das lâminas para alcançar o mesmo desempenho. Isto permite fatiar a temperaturas de produto mais elevadas, o que reduz consideravelmente os custos temperados do produto. Mais tempo, menos custos energéticos devido ao fatiamento a temperaturas mais elevadas do produto graças ao Eco Slicing.