Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

A importância de medir o pH em produtos lácteos

Hanna Instruments Portugal30/06/2022
O teste do pH do leite e dos produtos lácteos é de importância vital para testar as impurezas e os sinais de infeção, tanto no momento da recolha do leite como no ponto de entrega. No processo de esterilização, a verificação do pH é importante, pois quanto mais baixo for o pH, mais rápido será o processo. No entanto, valores mais baixos de pH no leite podem também indicar que os bovinos produtores transportam infeções leucocitárias, tais como mamites.

O pH no leite/queijo

O leite a ser utilizado no processo de fabrico do queijo deve ser de excelente qualidade. O seu valor de pH decide se o queijo será mole ou duro. O pH também é verificado durante a pré-preparação do queijo, a acidificação do leite e a maturação das natas.
Fig. 1. Elétrodo de pH HALO2 Wireless para leite HI9810342
Fig. 1. Elétrodo de pH HALO2 Wireless para leite HI9810342.

A multiplicação de patogénica de variedades frescas e macias pode abrandar drasticamente, assegurando que o pH se mantenha dentro da gama 4.1 - 5.3.

O pH na manteiga

O controlo do pH é muito importante no processo de fabrico da manteiga. Após pasteurização, a nata é arrefecida e deve ser mantida a um valor rigoroso de pH entre 6,70 e 6,85 para gerar manteiga doce. Para fabricar manteiga azeda, são adicionados extratos de ácido cítrico para acidificar a nata a um pH de 4,6-5,0. Com a maioria dos produtos de manteiga, um valor de pH mais baixo aumenta o prazo de validade do produto.

O pH no iogurte

Ao produzir iogurte, o arrefecimento do leite fermentado só pode começar quando a acidificação tiver atingido um valor de pH de 4,4 a 4,6. Quanto aos iogurtes frutados, o valor de pH da fruta adicionada deve ser o mesmo que o próprio iogurte para evitar quaisquer reações indesejáveis no final do ciclo. Idealmente, um produto de iogurte acabado deve ter um pH de 4,0 a 4,4 para uma conservação mais longa.
Fig. 2. Medidor de pH/temperatura Foodcare para alimentos e laticínios HI99161
Fig. 2. Medidor de pH/temperatura Foodcare para alimentos e laticínios HI99161.

A Hanna está comprometida a apoiar os produtores de laticínios a maximizar a qualidade e a minimizar os resíduos durante o ciclo de produção, para que se possam concentrar na inovação e sustentabilidade. Como tal, enquanto referência mundial no desenvolvimento de instrumentação eletro-analítica e com uma experiência de mais de 40 anos, a Hanna apresenta soluções seguras, precisas e simples para dar resposta aos distintos mercados onde atuamos.

Fig. 3. Esquema do processo de produção do queijo (Fases da Receção do Leite - Pasteurização)
Fig. 3. Esquema do processo de produção do queijo (Fases da Receção do Leite - Pasteurização).
Fig. 4. Esquema do processo de produção do queijo (Fases da Produção - Banho de Sal - Cura e Maturação)
Fig. 4. Esquema do processo de produção do queijo (Fases da Produção - Banho de Sal - Cura e Maturação).

Os nossos Técnicos Especializados estão disponíveis para aconselhar e apoiar na escolha das melhores soluções para cada fase do seu negócio. Aceda ao nosso site oficial em www.hanna.pt ou entre em contato e conheça as nossas melhores propostas.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial