Pavilhão 9, stand F10
Hiperbaric demonstra os benefícios HPP para a indústria da carne
Redação Interempresas/iALIMENTAR21/04/2022 A Hiperbaric, líder mundial em tecnologia e equipamento de Processamento de Alta Pressão (HPP), partilhará os últimos desenvolvimentos da sua tecnologia para o setor da carne na IFFA. A empresa mostrará os benefícios da HPP em produtos de carne, incluindo segurança alimentar, qualidade premium, rotulagem e extensão do prazo de validade.
Os produtos cárnicos e seus derivados têm sido os principais beneficiários da tecnologia HPP nos últimos anos, como uma alternativa eficaz aos conservantes e aditivos artificiais para garantir a segurança alimentar.
O número de aplicações em produtos cárnicos é tão amplo como as vantagens e versatilidade que a HPP oferece aos produtos deste setor: presunto curado ou cozido e fatiado, cortes de frango assado ou de peru, pá de porco com alho, salsichas fermentadas ou curadas, carnes cruas ou marinadas ou iguarias de pato e ganso, entre outras.
As Agências Nacionais de Segurança Alimentar e as legislações de muitos países exigem a ausência total de microrganismos patogénicos e graças à HPP é possível satisfazer este requisito mantendo intactas as caraterísticas delicadas dos produtos de carne. O Processamento a Alta Pressão (HPP) é apresentado como a solução estratégica para a luta contra microrganismos patogénicos como a E. coli, Salmonella spp. e Listeria monocytogenes em produtos frescos, processados ou prontos a comer.
A Hiperbaric 525 é a maior das máquinas in-pack e a que melhor satisfaz as exigências dos clientes com elevados volumes de produção.
Em suma, a HPP é uma espécie de 'salva-vidas' para a indústria da carne, uma vez que a tecnologia prolonga, com segurança, a vida útil de carnes prontas a consumir até 120 dias, sem qualquer alteração das propriedades sensoriais e, até à data, não ocorreram surtos alimentares em carnes HPP ou outros produtos. Por ser uma intervenção pós-embalagem, o risco de recontaminação é praticamente inexistente, permitindo aos produtores reduzir o sal e minimizar os ingredientes da formulação para produtos de carne HPP mais saudáveis e com um rótulo 'limpo'.
- Segurança alimentar: a tecnologia HPP é capaz de reduzir a carga microbiana por vários logaritmos sem alterar as propriedades dos alimentos.
- Maior qualidade por mais tempo: a inativação da maioria das bactérias responsáveis pela deterioração dos alimentos aumenta significativamente o prazo de validade do produto e assegura uma elevada qualidade sensorial.
- Mais natural e sem conservantes: a utilização de pressões elevadas torna possível conceber formulações livres de aditivos ou com quantidades mínimas. Isto satisfaz a procura de produtos com redução de sal e de produtos com rótulo 'limpo'.
- Sem risco de contaminação cruzada: o processo HPP é aplicado após a embalagem, eliminando, assim, o risco de contaminação cruzada durante o manuseamento.
- Adequado para todos os tipos de formatos: a pressão é transmitida uniforme e instantaneamente a todo o produto, pelo que a eficácia do processo é a mesma quer o produto seja fatiado (salsichas), cortado (carne), apresentado em blocos ou como um pedaço inteiro (presunto cozido).
- Compatível com diferentes embalagens: vácuo, pele, bandejas ou sacos de atmosfera modificada. O tipo de embalagem pode alterar a produtividade da linha, mas a eficácia da tecnologia no produto é garantida.
- Exportação e expansão: para os países mais exigentes, como os EUA e o Japão.
- Desenvolvimento de produtos inovadores: HPP fornece produtos novos, seguros e funcionais (com baixo teor de sal ou Ómega 3).