Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Vinho: SENSEPREDICT finalista em programa de capacitação

29/03/2022
Projeto resulta do trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada, MED da Universidade de Évora.
Imagen

Tem o nome de SENSEPREDICT e assenta no desenvolvimento de um teste para avaliar a adstringência e o paladar amargo de um vinho (e futuramente de outros produtos ricos em polifenóis), sem ser necessário recorrer a um provador, como é atualmente a prática. A ideia é que o teste tornaria este processo mais preciso e objetivo, baseando o resultado na interação saliva-vinho.

O projeto resulta do trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada, MED da Universidade de Évora tem Elsa Lamy, investigadora do MED, da Universidade de Évora, como coordenadora. A equipa é complementada por Carla Simões, estudante de Doutoramento do MED e a frequentar o programa de Doutoramento em Bioquímica na Universidade de Évora, bem como Inês Caeiro, Licenciada em Biologia Humana pela Universidade de Évora e Mestre em Neurociências pela Universidade Nova de Lisboa).

Segundo Elsa Lamy a a inovação deste teste permite um resultado quantificável, da intensidade da adstringência, mais preciso do que as soluções existentes atualmente, sobretudo baseado em caraterísticas biológicas altamente responsáveis pela adstringência. Outras vantagens é a de eliminar a subjetividade inerente a provadores, e complementar as análises físico-químicas.

REVISTAS

TECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/04/2024

  • Newsletter iAlimentar

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial