Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
As opções meatless da marca estão disponíveis em 28 países um pouco por todo o mundo

Future Farm: o futuro da carne chegou a Portugal

25/03/2022
Hambúrgueres, carne picada, almôndegas, salsichas frescas e frango da Future Farm são as novas alternativas à carne, já à venda em Portugal.
Lançada em abril de 2019, a Future Farm é uma foodtech internacional destinada à produção de carne de origem vegetal
Lançada em abril de 2019, a Future Farm é uma foodtech internacional destinada à produção de carne de origem vegetal.

Future Farm, empresa alimentar que utiliza tecnologia de ponta para criar carne de origem vegetal com o mesmo sabor, textura e suculência da carne de origem animal, acaba de chegar a Portugal. Com a inovação e o propósito de mudar a forma como as pessoas comem como pilares, a marca acredita é possível revolucionar a indústria alimentar sem prejudicar o planeta.

Lançada em abril de 2019, a Future Farm é uma foodtech internacional destinada à produção de carne de origem vegetal, livre de ingredientes de origem animal, mas com o fator diferenciador de se assemelhar em tudo à carne de vaca ou frango. Os hambúrgueres, a carne picada, as almôndegas, as salsichas frescas ou os pedaços de 'chick’n' têm como ingredientes proteína de ervilha, soja isolada e proteína de grão-de-bico, além de beterraba para imitar a cor da carne e o 'sangue', tudo sem glúten, sem OGM (organismos geneticamente modificados), sem aromas artificiais e, claro, sem carne animal.

“Estamos muito felizes com a chegada da Future Farm a Portugal. Sabemos que os portugueses estão cada vez mais abertos a dietas flexitarianas, vegetarianas e veganas, e que existe um mercado em expansão no que toca aos produtos alimentares de origem vegetal", afirma Felippe Fontanelli, Sales Director - Southern & Eastern Europe.

“Estamos conscientes de que a cozinha tradicional portuguesa inclui muita carne de vaca e de porco, mas sabemos que somos a alternativa certa para quem procura produtos de origem vegetal com o mesmo sabor, textura e suculência. Existe já em Portugal a inegável consciência daquilo que comemos e da forma como o fazemos e, sobretudo, das consequências do que compramos para as nossas casas. A Future Farm quer oferecer carne saborosa e nutritiva à base de plantas para todos: vegetarianos, veganos e flexitarianos, ou simplesmente curiosos à procura de algo novo”, adianta.

Conquistar o paladar dos consumidores portugueses

O mesmo sabor, textura e suculência da carne animal é conseguido graças à aplicação de uma tecnologia própria, que aproveita a inteligência artificial para estudar a composição das moléculas da carne, realizar testes sensoriais e calibrar as quantidades de cada componente.

O desafio da empresa ao entrar no mercado português passa não só por conquistar o paladar dos consumidores com os seus substitutos de carne à base de plantas, mas também entrar na cozinha e receitas portuguesas.

A Future Farm já se encontra disponível nos supermercados do El Corte Inglés de Lisboa, Vila Nova de Gaia e na loja online - esta foi a primeira empresa de retalho a disponibilizar os produtos para venda. Os portugueses poderão também encontrar os produtos da Future Farm na app de entrega ultra-rápida de compras Getir. Estando à venda na Getir, os artigos da Future Farm passam a estar disponíveis para ser entregues em poucos minutos em casa dos clientes, na região de Lisboa. Além do cabaz tradicional de supermercado, a Getir posiciona-se assim também como uma solução para a entrega imediata, em casa, de produtos inovadores, alternativos e saudáveis. A Future Farm fechou ainda uma parceria com a Like a Lord Burgers para criar o 'Like a Veggie', o primeiro hambúrguer vegetariano do restaurante virtual do ator e humorista Rui Unas.

A ambição da marca internacional, criada no Brasil, é ser uma das maiores e mais relevantes empresas plant-based do mundo, e tornar-se a primeira marca verdadeiramente global do Brasil. Future Farm tem tido um rápido crescimento em todo o mundo, trabalhando para evoluir e melhorar constantemente o impacto ambiental em tudo o que faz.

Em 2020, a empresa assegurou uma segunda ronda de investimentos no valor de cerca de 115 milhões de reais (cerca de 23.6 milhões de dólares e 21 milhões de euros), que veio juntar-se aos cerca de 8.5 milhões de dólares (7.8 milhões de euros) iniciais que a Future Farm recebeu em 2019. Esta ronda de investimento tem servido para expandir a linha de produtos de origem vegetal e acelerar o seu lançamento em cada vez mais mercados internacionais – hoje, podemos encontrar a Future Farm em 28 países um pouco por todo o mundo. Já no final de 2021, a empresa conseguiu cerca de 58 milhões de dólares (53 milhões de euros) num investimento da Série C, co-liderado pelo BTG Pactual, XP Inc e Rage Capital. Depois do seu lançamento no Reino Unido, em janeiro de 2020, a empresa vale agora mais de 400 milhões de dólares, com um crescimento que ronda os 1000% anualmente na Europa.

O mesmo sabor, textura e suculência da carne animal é conseguido graças à aplicação de uma tecnologia própria
O mesmo sabor, textura e suculência da carne animal é conseguido graças à aplicação de uma tecnologia própria.
Em 2020, a foodtech internacional foi um dos 26 vencedores da Fast Company's World Changing Ideas 2020, um dos principais prémios para homenagear produtos, conceitos, empresas, políticas e projetos que visam a inovação para o bem da sociedade e do planeta.

Ao lado dos finalistas Google, Nike, Adidas, Dell, BBDO Argentina, Allianz, e IBM, a Future Farm foi a primeira empresa brasileira a receber o prémio, e a única que se dedicava apenas à produção de carne de origem vegetal.

A dieta flexitariana e vegetariana em Portugal

A dieta flexitariana, onde o consumo de vegetais prevalece sobre o consumo de carne e peixe, é a que mais tem crescido na Europa (22,9% dos europeus são flexitarianos) e em Portugal (cerca de 30% da população segue esta mesma dieta). Já a dieta vegetariana também teve um aumento bastante significativo nos últimos anos em Portugal, com um crescimento superior a 400%.

A tendência de optar por alimentos de origem vegetal é cada vez maior e estudos indicam que uma dieta baseada em plantas, quando bem planeada, é reconhecida pela maior rede de nutricionistas do mundo (The Academy of Nutrition & Dietetics) como sendo saudável e nutricionalmente adequada para pessoas de todas as idades e fases do ciclo de vida.

Future Farm

Lançada em abril de 2019, a Future Farm é uma empresa alimentar independente, que utiliza tecnologia de ponta para criar a melhor carne de origem vegetal do mercado. A sua abordagem inovadora permite-lhe criar alimentos com o mesmo sabor, textura e suculência de carne - sem prejudicar os animais e o planeta.

Prémios

Future Farm foi a vencedora da categoria regional da América Latina nos Fast Company’s 2020 World Changing Ideas Awards, que premeiam as empresas e organizações que impulsionam a mudança no mundo.

Future Farm ganhou um Prémio Dieline, o concurso de design de embalagens líder mundial, levando a prata na categoria de alimentos frescos, em 2020.

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