Tema da póxima Climate Talk do Porto Protocol terá lugar no dia 17 de março às 14h30.
Na próxima Climate Talk, a Fundação Porto Protocol desafia a fileira do vinho a ir mais longe no seu combate às alterações climáticas.
Neste sentido, traz para o seu espaço de partilha de soluções, exemplos práticos de reutilização de garrafas de vinho de diferentes geografias, explorando as respetivas experiências, desafios e oportunidades.
A pertinência e importância deste tema está subjacente ao facto de a produção e transporte da garrafa de vidro representar para a produção de vinho cerca de 50% das suas emissões de CO2.
Apesar da reciclagem diminuir as emissões totais, o balanço de CO2 de uma garrafa que inclua vidro reciclado é ainda muito elevado. Por outro lado, grande parte da infraestrutura mundial de reciclagem é disfuncional, conduzindo ao descarte em aterro sanitário de uma enorme quantidade de garrafas de vidro.
Para que a indústria vinícola alcance a neutralidade carbónica e continue a usar o melhor e mais inerte recipiente para o envelhecimento do vinho - o vidro – tem que começar a olhar hoje, de forma coletiva e concertada, para a reutilização das garrafas de vidro como uma solução de futuro, assente na circularidade.
Parte 1) Porquê a reutilização de garrafas?
Parte 2) O que é que a indústria do vinho precisa de pôr em prática a reutilização de garrafas?
Moderadora: Diana Snowden Seysses – Enóloga na Domaine Dujac, Enóloga e Proprietária da Snowden Vineyards e Membro do Comité Consultivo do Porto Protocol.
Inscrições aqui.
www.ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa