Tetra Pak Tubex Portugal - Produção de Palhinhas para Bebidas, Lda.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Porto Protocol explora a reutilização da garrafa de vinho como uma solução de futuro para a indústria

08/03/2022

Tema da póxima Climate Talk do Porto Protocol terá lugar no dia 17 de março às 14h30.

Imagen

Na próxima Climate Talk, a Fundação Porto Protocol desafia a fileira do vinho a ir mais longe no seu combate às alterações climáticas.

Neste sentido, traz para o seu espaço de partilha de soluções, exemplos práticos de reutilização de garrafas de vinho de diferentes geografias, explorando as respetivas experiências, desafios e oportunidades.

A pertinência e importância deste tema está subjacente ao facto de a produção e transporte da garrafa de vidro representar para a produção de vinho cerca de 50% das suas emissões de CO2.

Apesar da reciclagem diminuir as emissões totais, o balanço de CO2 de uma garrafa que inclua vidro reciclado é ainda muito elevado. Por outro lado, grande parte da infraestrutura mundial de reciclagem é disfuncional, conduzindo ao descarte em aterro sanitário de uma enorme quantidade de garrafas de vidro.

Para que a indústria vinícola alcance a neutralidade carbónica e continue a usar o melhor e mais inerte recipiente para o envelhecimento do vinho - o vidro – tem que começar a olhar hoje, de forma coletiva e concertada, para a reutilização das garrafas de vidro como uma solução de futuro, assente na circularidade.

Nesta mesa-redonda virtual, juntam-se a nós quatro empresas de quatro países diferentes que estão já a responder a este desafio, para partilhar as suas soluções para a reutilização de garrafas, para que possamos reavivar esta tradição outrora amplamente praticada.

Tópicos

Parte 1) Porquê a reutilização de garrafas?

  • A necessidade da reutilização de garrafas para atingir os objetivos do Acordo de Paris
  • Embalagem alternativas, o que existe, quais as vantagens e desvantagens de cada uma
  • O vidro é o melhor material para vinhos que não são consumidos imediatamente. As embalagens “desperdício zero” são a prática por excelência para a sustentabilidade ambiental de bens e serviços. O que é que isto significa para uma garrafa de vidro?

Parte 2) O que é que a indústria do vinho precisa de pôr em prática a reutilização de garrafas?

  • A logística da reutilização de garrafas. Devolução, lavagem, armazenamento e rótulo
  • A participação do consumidor e como este pode ser incentivado a aderir a este tipo de esquema
  • O custo de uma nova garrafa versus uma garrafa devolvida e lavada
  • Legislação
  • Uma garrafa padrão para a indústria.

Moderadora: Diana Snowden Seysses – Enóloga na Domaine Dujac, Enóloga e Proprietária da Snowden Vineyards e Membro do Comité Consultivo do Porto Protocol.

Inscrições aqui.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    21/07/2025

  • Newsletter iAlimentar

    14/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial