Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Automação económica

igus apresenta o cobot mais leve do mundo

21/01/2022
O novo ReBeL, com sistema de engrenagens em polímero totalmente integradas, abre facilmente novas portas nos robôs colaborativos.
Económicos, leves e fáceis para a colaboração homem-robô: o novo ReBeL da igus com caixas redutoras em polímero. (Fonte: igus GmbH)...

Económicos, leves e fáceis para a colaboração homem-robô: o novo ReBeL da igus com caixas redutoras em polímero. (Fonte: igus GmbH).

Automação muito fácil: com o novo ReBeL, a igus apresenta agora um cobot em plástico que pesa apenas dez quilos. Juntamente com os baixos custos, baixa manutenção e operação simples, o ReBeL possibilita ideias novas e inovadoras em robótica colaborativa em pequenas empresas e startups - desde a utilização em drones agrícolas até ao apoio móvel como ajuda doméstica.

Na enfermagem, em máquinas dispensadoras, no campo ou em fábricas, os robôs colaborativos de baixo peso podem ajudar a automatizar tarefas monótonas.

Para permitir a implementação rápida e barata de conceitos de robótica colaborativa interativa, a igus desenvolveu a nova geração do ReBeL. O robô em plástico de baixo peso tem um sistema de transmissão tribológico totalmente integrado com motor, encoder, sistema de controlo de força e controlador. Os componentes eletrónicos no sistema de transmissão totalmente integrado, permitem a colaboração entre robôs e humanos (HRC). Isto porque a tecnologia do encoder permite que as forças e o binário sejam determinados e limitados através da corrente do motor em combinação com a medição do ângulo. Para isso, a igus depende de um encoder duplo, no qual é efetuada uma medição à frente e atrás da articulação. Isto deteta forças e níveis de binário e responde em conformidade.

O plástico é fundamental na automação

A utilização de plástico no ReBeL resulta num design extremamente compacto e leve. Com um peso líquido inferior a dez quilos, o robô é o cobot mais leve do mercado. A sua carga útil é de dois quilos e tem um alcance de 700 milímetros. Graças ao baixo preço base, inferior a 4.000 euros, incluindo o sistema de controlo, o ReBeL pode mesmo ser utilizado em áreas onde a utilização da robótica anteriormente não valia a pena. Muitas ideias inovadoras estão agora a tornar-se viáveis: desde a utilização num sistema automático de veículos guiados até à utilização como barman.

“Muitas empresas estão atualmente a mostrar o que é possível com a automação low-cost”, diz Alexander Mühlens, Diretor da Tecnologia de Automação na igus.

“Um exemplo, na indústria têxtil, na ADOTC. Aqui um braço robótico articulado da igus efetua o fornecimento e remoção automática de peças têxteis de e para a máquina de costura. Uma vez que os preços da energia para robôs são comparáveis a nível mundial, este produto automatizado vale mesmo a pena”, salienta.

As barreiras à entrada na área da robótica continuam a cair

Para além do preço, a igus também reduz outros obstáculos iniciais, tais como a complexidade. Por exemplo, o novo ReBeL, tal como os outros braços robóticos articulados, robôs delta ou sistemas de módulos lineares multiaxiais da igus, podem ser testados e operados muito facilmente. Para este fim, a igus oferece o software de controlo gratuitamente. É fácil de definir e simular os movimentos do robô rapidamente. Isto reduz os custos de colocação em funcionamento às empresas e torna-as menos dependentes dos integradores. Aqueles que necessitam de mais apoio podem também utilizar o novo serviço RBTXpert, que ajuda na seleção da solução certa de automação low-cost.

Após uma consulta online gratuita com o RBTXpert, o sistema de automação adequado pode ser testado. Com base nos testes, o RBTXpert pode enviar uma proposta ao cliente. Isto é possível graças ao supermercado de automação low-cost RBTX.com onde componentes, hardware e software de diferentes fabricantes podem ser encontrados. Entre eles estão várias cinemáticas de robôs, câmaras, GUIs, pinças, fontes de alimentação, motores, sensores e sistemas de controlo.

De acordo com a norma 'Construir ou Comprar', os clientes podem configurar componentes à medida para as suas soluções robóticas e encomendá-los diretamente.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial